Março foi “moderadamente mais fresco e chuvoso” no Minho

Relatório mensal do MeteoFreixo
Foto: Manuel Silva

O mês de março foi “moderadamente mais fresco e chuvoso” no Minho, segundo a análise de Pedro Machado e Diana Viana, do Centro do Estudos Climáticos do MeteoFreixo, de Ponte de Lima.

Segundo o relatório mensal, março foi um mês com muita instabilidade atmosférica com grandes variações na temperatura e precipitação. 

“Em termos gerais, o mês de março foi moderadamente fresco e chuvoso. Outra curiosidade deste mês de março foram as semelhantes condições de desvio ocorridas no mês homólogo de 2024”, pode ler-se.

Termograma de março 2025

De acordo com a mesma fonte, março registou uma tendência para temperaturas moderadamente frescas para a época, especialmente na 2.ª semana, entre dia 08 e 16 com valores bastante abaixo da média. “Destaque ainda para os dias 22/23 com as temperaturas bastante baixas para a época com médias a rondar os 8/9ºC, levando à queda de neve nas montanhas do Minho. A temperatura média foi de11,6ºC, mais fresco 0,7ºC que a normal (12,3ºC)”, acrescenta o relatório do clube de meteorologia limiano.

Apenas o dia 19 e os últimos três dias deste mês foram efetivamente primaveris com uma temperatura média de 15ºC, e máximas acima de 20ºC.

Em termos globais, os últimos dois anos de março têm sido mais frescos com valores médios de 11ºC, contrariando os meses de inverno (janeiro e fevereiro), já há muitos anos com temperaturas ‘suaves’.

Pluviograma de março

Ao nível da pluviosidade, os 180 mm de acumulado mensal, 48% acima da normal, evidenciam um regime de pluviosidade superior. Aliás, essa tendência de março com chuva acima do normal, verifica-se nos últimos quatro anos, desde  2022.

“Esta precipitação de 180 milímetros volta a ser uma dádiva para as albufeiras estando com uma capacidade de armazenamento quase no limite (80 a 100%. Ainda assim deverá haver uma gestão consciente face à imprevisibilidade de abril e maio (nem sempre chuvosos)”, analisa o MeteoFreixo.

Numa análise diária da distribuição da precipitação, o relatório conclui que houve um regime de alguma irregularidade com grandes concentrações entre dias 7 e 10 e nos dias 21 e 22 com quantitativos diários acima de 20 mm. Destaque para o dia 22, associado à depressão Martinho com mais de 50 mm de precipitação e a causar alguns problemas de inundações ribeirinhas.

Análise comparativa

Numa análise comparativa e evolutiva deste ano 2025, o primeiro trimestre tem sido irregular nos valores de precipitação. Depois de o mês anterior de fevereiro ter sido pouco chuvoso, este mês devolveu alguma normalidade com uma precipitação generosa, próximo dos 200mm. “Por outro lado, a temperatura tem sido muito estável neste trimestre, não sendo bom sinal, sobretudo pelos valores muito ‘quentes’ de janeiro e fevereiro”, consideram Pedro Machado e Diana Viana.

Segundo o gráfico de dispersão, março foi para já o único mês fresco deste trimestre de 2025. Quanto à precipitação, março segue a tendência de alguma chuva.

Previsão da primeira quinzena de abril

Na previsão para a primeira quinzena de março na região Minho é de instabilidade atmosférica com aguaceiros e temperaturas não muito altas. A primeira quinzena será um “abril com algumas águas”.

O MeteoFreixo é um projeto da Escola Básica e Secundária de Freixo, em Ponte de Lima,

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados