Arquivo

Marcelo vai ouvir Presidente da Polónia em Braga sobre decisões europeias e Cimeira da NATO

Guerra
Marcelo vai ouvir presidente da polónia em braga sobre decisões europeias e cimeira da nato
Foto: O MINHO

O Presidente da República afirmou hoje que vai ouvir o seu homólogo polaco, Andrzej Duda, em Braga, sobre as decisões que estão a ser preparadas no quadro europeu relativamente à Ucrânia e sobre a Cimeira da NATO.

Em declarações aos jornalistas, no Espaço Vita, em Braga, o Marcelo Rebelo de Sousa informou que, por motivos de saúde, a Presidente da Eslováquia, Zuzana Čaputová, já não se vai deslocar até Braga, mas que falarão por telefone.

Sobre o encontro que terá com o Presidente da Polónia hoje às 22:00, na Câmara Municipal de Braga, o chefe de Estado disse que irão falar sobre a reunião do Conselho Europeu “que vai tratar da questão da Ucrânia” e sobre a Cimeira da Aliança Atlântica “que vai tratar do futuro da NATO, mas provavelmente também não esquecendo a Ucrânia”.

“Tudo isso está na atualidade dentro de quinze dias, e é provável que haja contactos bilaterais entre os vários Estados sobre estes temas”, observou.

Questionado sobre a marcação desta reunião em cima da hora, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que houve um “pedido apresentado com urgência” pelo Presidente da Polónia e que “o que se encontrou de melhor solução foi a vinda a Braga e depois a ida a Lisboa para falar com o senhor primeiro-ministro”.

“Quem tomou a iniciativa tomou certamente porque tem um calendário de contactos e entendeu que devia ter esses contactos para apresentar as suas ideias. E eu ouvirei as ideias”, afirmou.

O Presidente da República adiantou que Andrzej Duda se reunirá com o primeiro-ministro, António Costa, na quarta-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa declarou que ele e o primeiro-ministro estão “sintonizados desde sempre – como, aliás, com a Assembleia da República – quanto à Ucrânia” e que “é o Governo que conduz a política externa, mas sempre em ligação com o Presidente da República”.

Quanto às decisões que estão a ser preparadas no quadro europeu, o chefe de Estado referiu que “a Comissão Europeia vai apresentar uma proposta ao Conselho Europeu sobre a pretensão da Ucrânia de se aproximar da União Europeia”.

“O Conselho Europeu tem agendado o tema da Ucrânia, tem agendado o apoio financeiro à Ucrânia, tem agendado o apoio à reconstrução da Ucrânia, tem agendado a discussão da situação política e militar que se vive na Ucrânia. Portanto, um primeiro passo é a Comissão Europeia apresentar a sua posição, um segundo passo é os Estados-membros no Conselho Europeu pronunciarem-se sobre essa posição”, acrescentou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Gnr apreende arma a homem que ameaçava a ex-namorada em guimarães

GNR apreende arma a homem que ameaçava a ex-namorada em Guimarães

Próximo Artigo
Marcelo quer confirmar se há redução de apoio alimentar pela segurança social

Marcelo quer confirmar se há redução de apoio alimentar pela Segurança Social

Artigos Relacionados