Seguir o O MINHO

Braga

Marcelo dorme no Gerês para cantar os parabéns ao Parque Nacional

Efeméride

em

Marcelo no Gerês. Foto: Arquivo / CM Terras de Bouro

O Presidente da República está a jantar na vila do Gerês, em Terras de Bouro, este sábado, onde irá pernoitar para comparecer, no domingo, ao arranque das celebrações dos 50 anos da inauguração do único parque nacional no país.

Ao que apurou O MINHO, Marcelo Rebelo de Sousa está, nesta noite, a jantar no espaço de comida tradicional “Petiscos da Bó Gusta”, seguindo depois para o Hotel Águas do Gerês, onde irá pernoitar.

Este domingo, vai ser assinado o protocolo de cogestão do Parque Nacional Peneda-Gerês, entre ICNF, o Fundo Ambiental e a ADERE-Peneda Gerês, organização que desenvolve a sua atividade nos municípios integrantes deste território – Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro.

O modelo de cogestão desta Área Protegida integra também uma instituição de ensino superior, uma associação de defesa do ambiente e outros atores de relevância local.

O PNPG atravessa 22 freguesias, situa-se no extremo noroeste de Portugal, na zona raiana entre Minho, Trás-os-Montes e a Galiza, atravessando os distritos de Braga (Terras de Bouro), Viana do Castelo (Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (Montalegre), tendo uma área total de 70 290 hectares.

Populares