Arquivo

Marcelo sugere que Governo pondere prolongar ‘lay-off’ para conter o desemprego

Covid-19
Marcelo sugere que governo pondere prolongar 'lay-off' para conter o desemprego

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sugeriu hoje que o Governo pondere prolongar o ‘lay-off’, se houver disponibilidade financeira para isso, para conter o aumento do desemprego.

Em declarações aos jornalistas à porta do restaurante “A Valenciana”, em Lisboa, onde hoje almoçou num sinal de apoio ao setor da restauração, o chefe de Estado considerou que o aumento do número de desempregados em abril “era esperável” e foi “muito contido por causa do ‘lay-off’.

“E aí eu penso que há que ponderar até que ponto é possível ou não – o Governo saberá – prolongar o ‘lay-off’ um pouco mais, se houver disponibilidades financeiras, nomeadamente europeias, porque o ‘lay-off’ tem sido uma almofada amortecedora”, afirmou.

“São centenas de milhares de trabalhadores que não passaram ao desemprego e estão num compasso de espera a acompanhar a retoma da atividade económica”, salientou.

Marcelo Rebelo de Sousa realçou, contudo, que é preciso haver “disponibilidade financeira” e remeteu a questão para o executivo: “O Governo saberá se é possível prolongar um pouco mais ou não o ‘lay-off'”.

Quanto ao aumento do número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) em 22,1% registado em abril face ao mês anterior, segundo o chefe de Estado “é um número que não ultrapassa aquilo que se esperava”, e “a explicação é o ‘lay-off'”.

“É uma subida de 22% sobre a percentagem global de desempregados, o que quer dizer que passa para um valor que ainda é claramente inferior a 10% o 9%”, referiu o Presidente da República, acrescentando que “havia quem esperasse muito pior já em abril”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Indicador de transmissibilidade de infeção revela "estabilidade"

Indicador de transmissibilidade de infeção revela "estabilidade"

Próximo Artigo
Lojas do sc braga reabrem em 01 de junho

Lojas do SC Braga reabrem em 01 de junho

Artigos Relacionados