Arquivo

Marcelo promulga atualização intercalar de pensões que “procura repor o valor normal”

Decreto-lei
Marcelo promulga atualização intercalar de pensões que "procura repor o valor normal"
Foto: DR / Arquivo

O Presidente da República promulgou hoje o decreto-lei que estabelece um regime de atualização intercalar das pensões, referindo que “procura repor o valor normal previsto na legislação em vigor, não aplicada integralmente no ano passado”.

O Governo aprovou este decreto na segunda-feira, em reunião extraordinária do Conselho de Ministros, segundo o qual “as pensões até 12 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS) são atualizadas em 3,57%, por referência ao valor de dezembro de 2022, com efeitos a partir de 01 de julho de 2023”.

Numa nota divulgada hoje à noite, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que promulgou este diploma “tratando-se de um regime intercalar, que procura repor o valor normal previsto na legislação em vigor, não aplicada integralmente no ano passado (incluindo – de forma mitigada – os pensionistas com pensões atribuídas em 2022 e excluindo deste regime pensões cujo valor seja superior a 12 vezes o valor do IAS)”.

Esta nota foi publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

O decreto-lei do Governo aplica-se às “pensões dos pensionistas de invalidez, velhice e sobrevivência do sistema de segurança social e dos pensionistas por aposentação, reforma e sobrevivência do regime de proteção social convergente”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Estudantes de toda a europa juntam-se uma semana no minho

Estudantes de toda a Europa juntam-se uma semana no Minho

Próximo Artigo
"o que faço são as contas de cada vitória que temos para conquistar"

"O que faço são as contas de cada vitória que temos para conquistar"

Artigos Relacionados