Marcelo entregou prémio mundial de engenharia civil a australianos e visitou AvePark em Guimarães

Presidente da República visitou, ainda, o AvePark
Foto: Divulgação

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve, esta terça-feira, em Guimarães, na entrega do prémio mundial de inovação em engenharia de pontes “BERD–FEUP Wibe”, no valor de 50 mil dólares, atribuído a um grupo de autores da Universidade de Queensland, na Austrália.

O prémio foi atribuído a um trabalho de investigação e desenvolvimento com o objetivo de desenvolver um sistema de pontes inovador que permitirá uma construção sustentável e rápida.

O novo sistema consiste num tubo exterior de polímero reforçado com fibra, num tubo interior de aço e num preenchimento com uma camada de betão entre os dois tubos.

O júri distinguiu, ainda, com dois Prémios de Mérito, correspondentes ao 2º e 3º lugar, o projecto desenvolvido pelo Departamento de Energia, Sistemas, Território e Engenharia Construtiva da Universidade de Pisa, em Itália, “The TVT Rainbow bridge: a new technique for long-spanned highly transparent footbridges” e o projecto português, desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico, em conjunto com a Universidade do Minho e a empresa Alto Perfis, “São Silvestre footbridge: an innovative GFRP-SFRSCC hybrid structural system”, respetivamente.

Na ocasião, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou a importância do prémio e aproveitou para destacar a importância de “fazer pontes”.

“Fazer pontes em todo o sentido”, acrescentou.

A cerimónia decorreu no Paço dos Duques, a residência oficial do Presidente da República no norte de Portugal.

À chegada, Marcelo foi recebido por uma manifestação “amiga” de motoristas de transportes de passageiros, que se queixaram dos baixos salários.

“Feitas as contas ao que recebemos e às horas que trabalhamos, estamos a ganhar abaixo do salário mínimo”, disse o sindicalista Filipe Azevedo, sublinhando que, no mínimo, o salário deveria ser de 700 euros.

Os motoristas pediram a intervenção do “Marcelo amigo” e este prometeu que iria saber junto do Ministério do Trabalho o ponto da situação, acabando por ser brindado com uma salva de palmas.

Foto: Divulgação

Marcelo Rebelo de Sousa, visitou, ainda, o Grupo 3B’s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho (UMinho), a ORTHOS XXI, única empresa do país a fabricar cadeiras de rodas, canadianas e outros dispositivos médicos, e a Farfetch, todos localizada no AvePark. situado no AvePark – Parque de Ciência e Tecnologia das Caldas das Taipas, em Guimarães.

O Grupo 3B’s foi fundado, em 1999, por Rui L. Reis, vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho e diretor daquela estrutura desde o início. Em 2019, celebra-se assim o seu 20.º aniversário.

O Grupo 3B’s é uma subunidade orgânica do I3Bs – Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da UMinho, desde há precisamente um ano, sendo este Instituto a primeira unidade orgânica de investigação numa instituição de ensino superior em Portugal.

“A visita do Presidente da República marca, assim, duas celebrações, o 1.º aniversário do I3Bs e o 20.º aniversário do Grupo 3B’s”, diz fonte do Grupo.

O Grupo 3B’s é um dos maiores e mais produtivos grupos científicos portugueses e lidera o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa. O edifício onde desenvolve a sua atividade é considerado um dos melhores em termos de condições de trabalho e disponibilidade de equipamento científico state-of-the-art na Europa.

Segundo a mesma fonte, durante o ano de 2019, está previsto o início de construção de um novo edifício junto ao atual edifício do Grupo, cujo concurso público de empreitada está a decorrer. Este edifício resulta da maior candidatura aprovada no âmbito do Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, num investimento de 10.8 milhões de euros.

“Este edifício, e respetivo equipamento cientifico de ponta, juntamente com a infraestrutura já existente, criará no AvePark uma TERM Research Hub (hub em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa) com características únicas na Europa que permitirá ao Grupo 3B’s manter a liderança europeia e uma das posições mais fortes a nível mundial nesta área fortemente competitiva e de grande relevância para o futuro da medicina”, assinala.

O edifício a construir será denominado Instituto Cidade de Guimarães de Materiais Biomédicos Avançados, numa parceria entre a UMinho e a Câmara Municipal de Guimarães.

A TERM Hub será também utilizada como a sede do The Discoveries – Centre for Regenerative and Precision Medicine.

O The Discoveries Centre é um novo centro de excelência a criar no âmbito do financiamento europeu do H2020 do programa Teaming, com um financiamento de 15 milhões de euros. Trata-se do único projeto do género a ser aprovado com coordenação portuguesa, sendo liderado pelo Grupo 3B’s, através do seu diretor Rui L. Reis, numa parceria com o University College London e as universidades do Porto, Aveiro, Lisboa e nova de Lisboa, prevendo-se que venha a ser uma flagship internacional da investigação científica portuguesa tendo um efeito estruturante nesta.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Incêndio em Esposende dado como dominado

Próximo Artigo

Campeão em título Portugal na fase final do Europeu de sub-19

Artigos Relacionados
x