Seguir o O MINHO

Ave

Marcelo em Celorico de Basto para inauguração de requalificação de escola

em

Foto: DR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugura na próxima segunda-feira obras de requalificação da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto promovidas pelo município em cooperação com o Ministério da Educação


A intervenção no valor de 1,5 ME teve por objetivo melhorar as condições para os cerca de 800 alunos, professores e pessoal não docente.

“Será mais um dia marcante para o nosso concelho, teremos o Presidente da República a presidir a inauguração de obras necessárias para esta escola. Este espaço encontra-se agora, com todas as condições de conforto térmico e acústico, valorizamos muito as questões sensíveis como a acessibilidade e mobilidade, requalificamos espaços devolutos, que estavam sem qualquer funcionalidade, e criamos uma dinâmica diferente aos espaços existentes, tudo isto sem colocar em causa o normal funcionamento das aulas” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

De facto, esta intervenção surgiu no âmbito de um acordo de colaboração para a requalificação e conservação de instalações celebrado entre o Ministério da Educação e Câmara Municipal e executado por esta.

“O novo ano letivo irá arrancar da melhor forma para os alunos que frequentam esta escola, o espaço está renovado, com as melhores condições para o ensino e aprendizagem e a direção, também recentemente empossada, terá ainda melhores condições para colocar em prática o plano de ação estipulado para o novo ano letivo” ressalvou o autarca.

Anúncio

Ave

Cabeleireiro em Famalicão doa 1.400 iogurtes para famílias carenciadas

Bens entregues à Refood

em

Foto: José Lima Cabeleireiros

Um cabeleireiro da freguesia de Vermoim, em Famalicão, entregou ao núcleo local da Refood 1.400 iogurtes, 50 caixas de cereais, 100 embalagens de leite e uma caixa de maçãs.

Os bens serão distribuídos através da Refood a crianças e famílias mais desfavorecidas.

“Este donativos só foram conseguidos com a ajuda dos clientes da José Lima Cabeleireiros. Em nome de todo o grupo o nosso obrigado”, agradeceu o cabeleireiro nas redes sociais. “Vamos dar continuidade a ajudar quem mais precisa”, acrescenta.

A Refood é uma instituição de apoio às pessoas mais carenciadas, dando apoio a nível alimentar.

Continuar a ler

Ave

Bombeiros mobilizados para falso alerta de incêndio industrial em Famalicão

Ocorrência

em

Foto: Bombeiros Famalicenses

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram ativados para um possível foco de incêndio numa zona industrital, junto à igreja de Vermoim, em Famalicão, mas tratava-se de uma queima de plásticos num terreno contíguo.

Acionados pelas 22:59, os Bombeiros Famalicenses mobilizaram três veículos e dez voluntários.

“No reconhecimento detetámos que o foco de incêndio que estava a provocar um fumo denso e odor consistente com plástico não se encontrava na referida zona industrial mas sim num espaço contíguo à mesma, dando a falsa sensação de que seria efectivamente a indústria lá presente em chamas”, referem os bombeiros na sua página de Facebook.

Continuar a ler

Ave

Descartada possibilidade de surto em freguesia de Vizela

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A Câmara de Vizela afasta, para já, a possibilidade de um surto de covid-19 na freguesia de Tagilde, onde foi encerrada uma escola, na qual decorria ATL com dez crianças, após uma funcionária ter acusado positivo.

Questionada por O MINHO, a autarquia adianta que todos os envolvidos no ATL já foram testados. Conhecidos os resultados, apenas uma criança e a auxiliar acusaram positivo e, “até à presente data”, não há registo de familiares destes que tenham sido infetados.

Escola encerrada em Vizela após caso positivo numa funcionária

“Neste momento e pelos dados que temos, não se coloca a possibilidade de um surto. Contudo, será uma freguesia que merecerá a nossa atenção redobrada”, sublinha a Câmara, que chegou a aventar essa hipótese, tendo mesmo cancelado a cerimónia de inauguração da requalificação do largo da igreja de Tagilde, que estava marcada para o passado sábado.

Noutro comunicado em que apelava à população para não participar no programa da RTP “Aqui Portugal” nem se deslocar a São Bento, a Câmara referia, com base em informação da delegada de saúde local, que tinham sido “já detetadas mais de uma criança infetadas”.

Câmara assume “possibilidade de um surto” em freguesia de Vizela

Confirma-se, agora, concluídos todos os testes, que se trata de uma criança e uma auxiliar.

“Perante os resultados, a Câmara irá manter a escola encerrada até ao dia 20 de julho, sendo que irá continuar, junto com as autoridades de saúde, a acompanhar e monitorizar a situação”, conclui a autarquia na resposta enviada a O MINHO.

De acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS), registaram-se em Portugal até hoje 46.818 casos de infeção confirmados e 1.662 mortes.

Em relação a domingo, Portugal regista hoje mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo, 254 dos quais na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Continuar a ler

Populares