Arquivo

Marcelo diz que Portugal enviou centenas de ‘cristianos ronaldos’ para a investigação britânica 

Dia de Portugal
Marcelo diz que portugal enviou centenas de 'cristianos ronaldos' para a investigação britânica 

O Presidente da República afirmou hoje que Portugal já enviou para o Reino Unido “várias centenas de `cristianos ronaldos´” para áreas da investigação e considerou que estes jovens quadros são o futuro da secular aliança luso-britânica.

Esta posição foi transmitida por Marcelo Rebelo de Sousa num discurso que proferiu em inglês, no final de uma visita ao Imperial College de Londres, após o discurso do ministro da Educação do Reino Unido, Nadhim Zahawi, e do reitor deste estabelecimento de Ensino Superior, Francisco Veloso.

Dirigindo-se ao ministro britânico, o Presidente da República agradeceu que tivesse participado na sessão “a um sábado” e manifestou-se contente por saber que o membro do executivo de Boris Johnson é um fã do Manchester United de Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes.

“Mas quero dizer-lhe que enviámos não apenas um, mas várias centenas de `cristianos ronaldos´ para a vossa comunidade científica. Enviámos muitos e estou certo de que parte deles vai ajudar-vos muito. Eles estão entre os melhores dos nossos melhores”, completou o chefe de Estado, ainda na mesma mensagem destinada ao ministro da Educação do Reino Unido.

O Imperial College of London é especializado em engenharias, ciências naturais, medicina e economia, estando na lista das melhores universidades do mundo em termos de investigação científica.

Atualmente conta com 155 estudantes e mais de 100 professores e investigadores portugueses, mas pela instituição já passaram mais de 1200 portugueses, dos quais quase 600 estão atualmente em Portugal.

Entre os antigos alunos estão o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal Manuel Heitor, que completou um doutoramento em Engenharia Mecânica em Londres.

Na universidade destaca-se o reitor da Imperial College Business School, Francisco Veloso, recrutado em 2017 da Cato´lica Lisbon School of Business and Economics e especialista em Inovação e Empreendedorismo.

Antes, nesta sessão o ministro da Educação do Reino Unido tinha falado sobre a longa e histórica aliança luso-britânica e sobre o Tratado de Tagilde entre Portugal e a Inglaterra, que faz 650 anos em 2022.

O Presidente da República comentou a seguir que, na realidade, “há uma razão profunda que explica essa longa aliança” entre os dois países.

“A aliança [luso-britânica] foi muito importante para a independência de Portugal no século XIV, depois novamente no século XVII. Mas a nossa aliança não é passado e tem um passaporte para o futuro”, sustentou, antes de apontar para os jovens investigadores presentes na sessão.

“Aqui está o futuro da nossa aliança. Eles estão a construir o futuro da nossa aliança”, insistiu o chefe de Estado, referindo-se, depois, à atual conjuntura internacional.

“Esta aliança entre Portugal e o Reino Unido é muito importante no presente, sobretudo neste momento tão difícil da nossa História em que é tão importante confiar em alguém e em que é tão importante ter a certeza que alguém confia em nós. É este o caso”, salientou Marcelo Rebelo de Sousa, dizendo que estava a falar dos pontos de vista “político, estratégico, militar, económico e financeiro”.

No seu breve discurso, o Presidente da República elogiou ainda “a forte comunidade” britânica residente em Portugal.

Depois, voltou a dirigir-se aos estudantes e investigadores portugueses: “Queridos compatriotas, vocês são mesmo muito bons, não só porque são portugueses — claro que isso importa -, mas também porque vivem numa grande potência. O Reino Unido é uma grande potência e será sempre. Mas nós também somos um poder global, embora de forma diferente”, acrescentou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ministra da agricultura destaca projeto-piloto de energia renovável no alentejo

Ministra da Agricultura destaca projeto-piloto de energia renovável no Alentejo

Próximo Artigo
Tribunal de las vegas confirma arquivamento de queixa contra ronaldo por violação

Tribunal de Las Vegas confirma arquivamento de queixa contra Ronaldo por violação

Artigos Relacionados