Arquivo

Marcelo assinala “aditamento” sobre a China no novo conceito estratégico da NATO

Política
Marcelo assinala "aditamento" sobre a china no novo conceito estratégico da nato
Rui Ochoa / Presidência / Divulgação / Arquivo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou “um aditamento importante” sobre a China no novo conceito estratégico da NATO e considerou que a Aliança quer “uma posição forte para chegar à paz” com a Rússia.

Em declarações aos jornalistas, à entrada para um Fórum Económico Portugal-Quénia, no antigo picadeiro real junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa disse que “o novo conceito estratégico da Aliança Atlântica, isto é, a sua posição em relação aos próximos anos pela primeira vez fala na China”.

“É estranho, mas é verdade”, observou o chefe de Estado.

“Agora é uma realidade, a NATO assume que a China é protagonista mundial e, portanto, tem de se definir em relação à China e, nesse sentido, há uma mudança ou, se quiser, há um aditamento importante na Cimeira da NATO e na posição estratégica da NATO”, acrescentou.

O novo conceito estratégico da NATO, negociado na cimeira que está a decorrer em Madrid, ainda não foi oficialmente divulgado.

Quanto à Rússia, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a Aliança Atlântica quer ter “uma posição forte para poder chegar à paz”, que é também a posição “que está a ser seguida pela Federação Russa, e à qual responde a NATO”.

Segundo o Presidente da República, “a Federação Russa subiu a parada” e em resposta “a NATO mostra que, sendo necessário, sobe a parada”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Novo estatuto do sns vai ser aprovado na próxima semana

Novo Estatuto do SNS vai ser aprovado na próxima semana

Próximo Artigo
Números da mortalidade materna devem ser analisados "numa lógica de séries temporais"

Números da mortalidade materna devem ser analisados "numa lógica de séries temporais"

Artigos Relacionados