A marca de joalharia Wonther, com sede em Braga, recuperou a tradição dos medalhões antigos que se usavam ao peito com uma fotografia de quem se amava, dando-lhe um novo ‘twist’.
- Anúncio -
Em comunicado enviado a O MINHO, a marca bracarense dá a conhecer os novos Good Vibes Locket, inspirados nos ‘medalhões da avó’, mas com pedras preciosas em lugar da tradicional fotografia.
Produzido em material reciclado, como todas as peças da Wonther, tem o selo internacional de certificação de ética e de sustentabilidade, lançando assim uma nova coleção é lançada com três designs: rosa quartzo, malaquite e lápis lazúli.
“Há uma clara tendência do desejo de regresso às nossas raízes, associado à procura de uma melhor qualidade de vida. Esta coleção é um reflexo dessa procura, onde juntamos e valorizamos outros elementos da natureza: comumente conhecidos por cristais”, explica a fundadora da marca, Olga Kassian, de nacionalidade ucraniana mas a residir em Braga desde criança.
“Esta coleção foi criada para nos lembrarmos que temos de sentir empatia por nós mesmos e que a busca do bem-estar individual é algo que devemos levar muito a sério, especialmente nos tempos que vivemos.”, acrescenta Olga Kassian.
Olga Kassian, fundadora da Wonther, veio da Ucrânia para Braga com os pais aos quatro anos. Aos 22 anos, a criadora reconhece que a marca que fundou “já recebeu reconhecimento internacional pela sua política ética e de sustentabilidade no setor”.
Lançada a 05 de novembro de 2019, a marca de jóias foi fundada por Olga depois de esta ter trabalhado em Nova Iorque quando tinha 19 anos, ao serviço de uma loja pop-up da marca de calçado Josefinas, também com sede em Braga.
Com peças entre os 35 e os 308 euros, é objetivo de Olga Kassian dar “sentimentos e emoções”, lembrando que as jóias não são só acessórios.
“Ao longo da minha vida sempre tive uma relação muito forte com aquilo que são os direitos das mulheres e acho que as joias conseguem transmitir emoções e significados muito preciosos”, disse à revista MAGG, em novembro do ano passado.
Em agosto de 2020, numa entrevista dada ao jornal Observador, Olga esclarece que a sede é em Braga e que as vendas são feitas “sobretudo online”, embora conte com uma loja física no Brooklyn, em Nova Iorque. Os Estados Unidos e também Londres, no Reino Unido, são os principais mercados de venda da marca.
Recentemente, a Wonther lançou uma campanha onde desafia os cidadãos a venderem artigos em prata que já não usam, de forma a reciclar aquele material para novas peças de joalharia.