Mapa de 1757 de Braga Primaz à venda até ao final do ano

No âmbito da exposição “Bracara Cartographica”, que decorre até ao próximo dia 25 de novembro na Casa dos Crivos, o Município de Braga disponibiliza aos bracarenses e visitantes o mapa da cidade de Braga Primaz, que André Soares concebeu entre 1756 e 1757.

Os exemplares impressos podem ser adquiridos por 2,5 euros no local da exposição e, a partir do próximo mês de dezembro, junto do Balcão Único da Câmara Municipal de Braga por 5 euros. Esta passa a ser a segunda representação histórica da cidade de Braga a ser disponibilizada pelo Município, depois do mapa de 1594 que se encontra à venda no posto de turismo, sendo a mais conhecida planta da urbe bracarense.

Esta iniciativa conta com a colaboração da Biblioteca Nacional da Ajuda, instituição que detém no seu acervo a versão original do mapa que terá pertencido ao espólio de D. José de Bragança, que foi Arcebispo e Senhor de Braga entre 1741 e 1756. Esta e outras urbivisões de Braga podem ser admiradas na exposição “Bracara Cartographica”.

Esta exposição, integrada no VI Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica, reúne um significativo conjunto de mapas, plantas e vistas gerais de Braga provenientes dos acervos do Arquivo Municipal de Braga, Biblioteca Pública de Braga e Biblioteca Nacional da Ajuda, contando ainda com a colaboração da Confraria do Bom Jesus do Monte e dos Museus dos Biscainhos e Nogueira da Silva.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados