‘Mão cheia’ de golos deixa Benfica a uma vitória do título

O Benfica venceu hoje na visita ao Portimonense, por 5-1, e ficou a uma vitória de se sagrar campeão da I Liga de futebol, num cenário que até pode acontecer já no domingo, se o FC Porto perder na receção ao Casa Pia.

Em Portimão, em deslocação da 32.ª ronda que se admitia difícil, o Benfica puxou dos ‘galões’ e acelerou desde o primeiro minuto, dando mostras do que queria e antes da meia-hora de jogo vencia por 2-0, com golos de Grimaldo (04 minutos) e Relvas (29, na própria baliza).

Antes, a equipa de Roger Schmidt, que não contou hoje com o capitão Nico Otamendi, castigado, já tinha atirado ao poste, pelo jovem João Neves, numa fase de jogo em que teve também uma bola à trave de Gonçalo Ramos e um golo anulado a João Mário.

Foi um Benfica com vontade de começar a resolver as contas do título, apesar de o Portimonense ainda reduzir aos 38 minutos, por Pedrão, antes de Gonçalo Ramos voltar a dar tranquilidade, com o 3-1, que o isola entre os melhores marcadores (18 golos), aos 45.

Na segunda parte, numa reta final de grande fôlego, Rafa Silva acelerou, em contra-ataque, com uma assistência para Musa, que entrara um minuto antes e ainda foi a tempo de apontar o 4-1, aos 87 minutos, e o 5-1, aos 89.

A vitória nesta 32.ª jornada deixou os ‘encarnados’ com uma mão no 38.º título da sua história, bastando-lhe mais um triunfo – quando ainda tem dois jogos por disputar -, num contexto a depender de si, ou sem precisar de mais nada, se o FC Porto perder no domingo.

Na próxima jornada, o Benfica tem jogo de alto risco em casa do rival Sporting, num duelo em que continua a ter quase tudo a seu favor, faltando-lhe saber que tipo de contas fará, em função dos resultados de FC Porto, que entrará primeiro em campo, este domingo, ainda nesta ronda, ou na 33.ª jornada, quando visitar o Famalicão.

Também hoje, com as atenções viradas para o fundo da tabela, o Paços de Ferreira ficou em situação complicada, com a expulsão de Paulo Bernardo ainda na primeira parte, ao ver um segundo amarelo (42 minutos), e perdeu na visita ao Desportivo de Chaves (2-0).

A derrota mantém os pacenses em 17.º lugar, de descida direta, e com a possibilidade de ver já hoje confirmada a despromoção, mas apenas se o Marítimo, que tem mais três pontos e vantagem no confronto direto, vencer na visita ao Sporting.

Já o Desportivo de Chaves continua em sétimo, a um ponto do Vitória de Guimarães, sexto, com menos um jogo, e com distância alargada para o Famalicão, que segue em oitavo, mas agora a três pontos, depois de empatar hoje sem golos em casa do Vizela, nono.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x