O major Manuel Moreira, que integrou a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, tomou hoje posse, em Braga, como novo comandante sub-regional do Cávado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
- Anúncio -
Segundo apurou O MINHO, a nomeação deste oficial superior da GNR foi bem recebida no setor, não só por conhecer o território, como pelo bom relacionamento que sempre com as forças de socorro e salvamento e os órgãos de polícia criminal.
Manuel Moreira sucede a Rómulo Pinto, que esteve 15 dias em funções, demitindo-se pouco antes de ser conhecida a acusação do Ministério Público por crimes de falsificação de documentos agravado, abuso de poder e peculato, que terá cometido enquanto comandante dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros.
Manuel Moreira, então com a patente de capitão, foi o percursor do primeiro socorro transfronteiriço Minho/Galiza, quando interveio no grave acidente de viação ocorrido em Lobios, na Estrada 312, acorrendo ao sinistro a partir da Portela do Homem.
Atualmente em Lisboa, no Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, o major Manuel Moreira esteve dez anos na área de proteção e socorro, ao comandar, no Minho, o então Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS).
Manuel António da Silva Moreira, major de infantaria, de 37 anos, é natural de Valongo, distrito do Porto, tendo sido este atual oficial superior da GNR o responsável pelos principais resgates no Gerês, quando não existia um Posto de Montanha.
Iniciou a carreira em 2009 como adjunto do Núcleo de Educação Física e Desportos, da GNR, ingressando em 2012 no Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), atual Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) GNR, assumindo antes funções no Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez e no Centro de Meios Aéreos de Baltar, concelho de Paredes.
Em 2015 assumiu o comando da 4ª Companhia do GIPS, sediada em Braga, tendo sido responsável desta força nos distritos de Viana do Castelo e Braga, para o desenvolvimento do ataque inicial terrestre e helitransportado aos incêndios rurais, bem como busca e resgate em ambiente de montanha em toda a área do Parque Nacional Peneda-Gerês, ação com que se destacou.
Desde 2018 e até 2021 exerceu funções de comandante da Companhia 11 atual Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), pelo que é desde então responsável desta força para a primeira intervenção em incêndios rurais e as demais missões de proteção e socorro, tendo nesse período como sua área de responsabilidade dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto.
O major Manuel Moreira possui mestrado em Ciências Militares (Especialidade Segurança), pela Academia Militar, e também pós-graduação em Medical Response to Major Incidents, este pelo European Society for Trauma and Emergency Surgery e igualmente uma pós-graduação em Ciências Militares e Policiais, pelo Instituto Universitário Militar, entre outras formações.