A nomeação do major da GNR Manuel António da Silva Moreira como novo comandante sub-regional do Cávado da Emergência e Proteção Civil foi hoje publicada em Diário da República.
Como O MINHO noticiou em primeira mão, no início de fevereiro, Manuel António da Silva Moreira, de 37 anos, vai substituir Rómulo Pinto, que se demitiu duas semanas após ter tomado posse, em janeiro.
Nesse mesmo mês, a Procuradoria-Geral Regional do Porto divulgou que Rómulo Pinto está acusado dos crimes de falsificação de documentos agravado, abuso de poder e peculato, alegadamente cometidos quando era comandante dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança.
Manuel Moreira assumiu, em maio de 2022, a chefia da Repartição de Pesquisa e Análise da Direção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, no Comando Operacional da GNR.
Entre 2018 e 2021, exerceu as funções de comandante da companhia 11 da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, sendo o responsável desta força para o desenvolvimento da primeira intervenção em incêndios rurais nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, e a busca e resgate em montanha no Parque Nacional Peneda-Gerês.
De 2012 a 2017, prestou serviço em várias subunidades do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, com destaque para o comando da 4.ª Companhia, onde desenvolveu o ataque inicial terrestre e helitransportado aos incêndios rurais, nos distritos de Viana do Castelo e de Braga.
Entre 2009 e 2011, desempenhou a função de adjunto do Núcleo de Educação Física e Desportos na Escola da Guarda da GNR.