Manuel Figueiredo, do Vitória SC, integra a lista de 18 convocados para o derradeiro estágio para a European Golden League.
O central Kelton Tavares é o estreante nas convocatórias da seleção portuguesa de voleibol.
O jogador do Sporting, nascido em Cabo Verde, mas que fez toda a sua formação em Portugal, é a grande novidade nos eleitos do selecionador João José, que vai começar a trabalhar com 18 voleibolistas, numa lista que vai ser reduzida a 14 para a disputa do Torneio 3.
Destaque ainda para a chamada do jovem Rafael Pinto, da Académica de Espinho, que foi convocado com apenas 17 anos.
Depois de começar a trabalhar em 19 de maio, em Viana do Castelo, a seleção portuguesa vai disputar o Torneio 3, na Grécia, defronta a Espanha em 07 de junho e a seleção anfitriã no dia seguinte.
De 13 a 15 de junho, Portugal vai acolher o Torneio 8, no qual defronta a Eslováquia (13) e a Israel (15), com o Torneio 12 da fase preliminar a disputar-se na República Checa, de 20 a 22 de junho, com a equipa lusa a jogar com a Roménia (21) e os checos (22).
A final four vai disputar-se no primeiro fim de semana de julho, em Ostrava, igualmente na República Checa, com os quatro conjuntos mais bem classificados da fase preliminar.
Lista de 18 convocados
Zona 4: André Pereira (Leixões), Rafael Santos (Leixões), Manuel Figueiredo (Vitória SC), Lourenço Martins (St Nazaire VB Atlantique, Fra), Nuno Marques (Nova Technology Lycurgus BV, Hol).
Distribuidor: Tiago Violas (Benfica), Bruno Dias (Nice Volley-Ball, Fra), Alexandre Ferreira (Tokyo Great Bears, Jap), Miguel Tavares Rodrigues (Aluron Warta Zawiercie, Pol).
Líbero: Ivo Casas (Benfica), Gonçalo Sousa (Sporting).
Central: Guilherme Menezes (Castêlo da Maia), José Pedro Andrade (Sporting de Espinho), Kelton Tavares (Sporting), Miguel Sinfrónio (Helios Grizzlys Giesen, Ale), Filip Cveticanin (Municipal Zalau, Rom).
Oposto: Rafael Pinto (Académica de Espinho), José Pinto (San Roque Batán, Esp).