Seguir o O MINHO

Braga

Manifestação contra o fecho de parque canino

em

Foto: DR/Arquivo

Utilizadores do Parque Canino das Lameiras marcaram para este sábado uma manifestação contra o fecho do espaço. O protesto, que terá lugar na Praça da República, pede uma explicação de Ricardo Rio, presidente da Câmara.

“Lamentavelmente, em pleno 2018, em Braga está a passar-se algo gravíssimo, que os utilizadores consideram um ataque à democracia e um ato puramente autoritário, até ao momento não foi justificado pelo edil. A única justificação, veio de uma reunião com o atual vereador do ambiente, referindo, como justificação a construção de um novo parque, com condições inferiores, igualmente perto de habitações, supostamente o problema do primeiro”, diz o comunicado do movimento de ação cívica Braga para Todos, que apoia a manifestação ao lado do partido Nós Cidadãos.

Depois de quase um ano e meio a funcionar, a Câmara de Braga decidiu fechar o único parque canino da cidade com condições de espaço, segurança e salubridade para os cães. Segundo o Braga para Todos, existem cinco pareceres positivos e favoráveis à continuidade do parque: Ministério Público, DGVA, Delegação de Saúde, GNR e empresa certificada de medição de ruído, que não encontrou nenhum valor que igualasse, sequer, o máximo permitido por lei.

O movimento alega que o parque foi desmantelado na sequência de queixas de três moradores, um deles funcionário da Câmara, segundo confirma João Tinoco, presidente da Junta de União de Freguesias de Nogueiró e Tenões.

Populares