Depois de já ter arrecadado cinco prémios internacionais, a marca de carteiras de luxo Ownever, de Eliana Barros, de Arcos de Valdevez, conquistou mais um troféu. A mala Ownever 2157 ganhou o prémio de bronze na categoria de design de produto nos Gerety Awards, no passado dia 06 de setembro.
A Ownever, criada pela ex-aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), foi a única marca portuguesa a entrar na ‘shortlist’ destes prémios este ano.
A marca conquistou bronze na categoria de Product & Packaging Design nos Gerety Awards com a campanha da carteira 2157, uma peça que se foca na desigualdade salarial, evidenciando o ano (2157) em que este problema chegará ao fim, segundo um estudo do World Economic Forum. Por isso até lá, regra geral, as mulheres vão ter de trabalhar mais e receber menos em relação aos seus pares homens. A campanha desta mala foi criada pela agência portuguesa Coming Soon Lisboa em conjunto com a marca.
O modelo, feito à mão em Portugal, segue o padrão ‘eco-friendly’ (amigo do ambiente) definido na Ownever, com recurso a ‘bio-leather’. A carteira, que pode ser comprada no site da marca por 395 euros, foi já premiada nos Prémios Lusófonos da Criatividade, um festival internacional, sediado em Portugal, que distingue os melhores dos mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.
Receber o prémio na área de formação deixou a ex-aluna da ESTG-IPVC “orgulhosa” do percurso feito no Politécnico de Viana do Castelo.
A portuguesa Ownever foi considerada ainda pela agência Spring Wise como uma tendência 2022 em “Lifecycle Luxury” pela sua sustentabilidade e ‘slow fashion’, a par de marcas internacionais como a Levis ou a Rubelli. “Ser um exemplo na área do luxo e da sustentabilidade é uma grande homenagem à Ownever. É um excelente reconhecimento do trabalho”, salienta Eliana Barros.
“Por vezes é difícil assimilar que podemos criar uma marca em Portugal, trabalhar localmente, mas criar impacto a nível mundial. Especialmente quando se dá luz ao tema da ainda prevalecente desigualdade salarial. É de facto um orgulho enorme, estou muito feliz”, afirma a fundadora da Ownever, citada em comunicado do IPVC.
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Os Gerety Awards, nome originário da publicitária Frances Gerety que criou o slogan “A diamond is forever”, distinguem a criatividade publicitária a partir de uma perspetiva feminina, tendo como missão reforçar o valor da visão feminina na publicidade. O projeto da Ownever foi o único trabalho nacional entre os finalistas e vencedores da edição deste ano.
A Ownever é uma marca de acessórios, ética e sustentável, feita à mão em Portugal. Todas as criações Ownever são idealizadas com a missão de durarem uma vida e serem passadas de geração em geração, abraçando a economia circular e assumindo uma posição oposta ao ‘fast fashion’.