Mala de cartão inspirada em Linda de Suza vai levar à diáspora produtos do Alto Minho

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) apresentou hoje a mala de cartão inspirada no ícone da cantora Linda de Suza que pretende fazer chegar à diáspora portuguesa os produtos com a marca “100%” do Alto Minho.

A mala de cartão, introduzida em Portugal em setembro passado por uma empresa sediada em Braga foi reajustada e aplicada à marca de produtos endógenos do Alto Minho, a convite da Ceval. Numa primeira fase o conceito está disponível “em duas versões”, contendo “vinho, fumeiro, mel, compotas e conservas de empresas do distrito de Viana do Castelo”.

A embalagem apresenta, no exterior, “carimbos de símbolos portugueses para que a Portugalidade sobressaia”.

“É uma mala destinada sobretudo à exportação. Tem base forte, que não aumenta os custos de transporte, resistente ao impacto, e composta por uma seleção de produtos inovadores e com qualidade”, sublinhou o responsável pela empresa Mercado da Saudade, Rafael Oliveira.

Rafael Oliveira adiantou que “a embalagem está disponível no portal e no espaço comercial da empresa e é também “vendida através do portal e alguns espaços dos CTT no país e no estrangeiro“.

“Os CTT abraçaram muito bem este projeto por causa da segurança do transporte”, frisou, revelando que a mala de cartão pode ainda ser encontrada na loja de turismo da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e no aeroporto Sá Carneiro, ambas no Porto, e no aeroporto de Lisboa.

A mala “100% Alto Minho”, que integra o projeto ‘Way2Market’, foi apresentada em conferência de imprensa na sede Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) convocada para anunciar o programa da segunda edição de uma feira mostra que vai decorrer entre 02 e 04 de dezembro no Centro Cultural de Viana do Castelo, com a presença de meia centena de empresas da região.

“É uma verdadeira festa de todo o Alto Minho. O mosaico que compõe o Alto Minho vai estar representado nesta feira que pretende ser um repositório vivo da diversidade da região em termos dos produtos endógenos”, referiu o presidente da AEVC, Luís Ceia, destacando ainda a realização de “encontros de negócios entre produção e distribuição”.

O responsável, que é também líder da CEVAL, adiantou que o evento “pretende proporcionar às empresas da região uma oportunidade de se mostrarem ao mercado, de fazerem muitos negócios e ganharem dimensão empresarial na área do agroalimentar e artesanato, podendo desta forma gerar de riqueza”.

Luís Ceia revelou que durante a segunda edição da feira mostra “100% Alto Minho” será apresentado um portal eletrónico “que vai permitir a comercialização dos produtos através da mala de cartão”.

O evento vai contar com desfile da estilista de Viana do Castelo, Isabel Lima que vai apresentar cerca de 40 criações de moda inspiradas na história e nas tradições dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo. A animação musical do certame estará a cargo dos municípios da região, estando ainda degustações e ‘showcooking’, entre outras iniciativas.

A marca “100 % Alto Minho” foi lançada pela CEVAL em 2012, com o apoio da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, e da Comissão de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), para valorização dos recursos e potencialidades endógenas da região.

Nesta altura, cerca de 40 empresas já aderiram ao projeto, nos setores agroalimentar, artesanato e comércio tradicional, sendo que outra das metas do projeto ‘Way2Market’ passa pela “expansão do número de aderentes” com vista a atingir “as 150 empresas” detentoras daquele selo.

 

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