Os serviços da Proteção Civil municipal de Braga receberam, no domingo, uma denúncia de uma descarga poluente no rio Este e descobriram a origem. A empresa responsável já corrigiu a ligação irregular das águas residuais à rede de águas pluviais.
A denúncia foi recebida por volta das 15:00 de domingo, para uma descarga junto ao Pontão do Parque Industrial de Celeirós. A Secção de Operações e Proteção Ambiental da Proteção Civil deslocou-se ao local e verificou que a descarga continuava a decorrer, pondo em marcha uma operação para descobrir a origem, já com a presença do SEPNA, da GNR.
“Ao longo de três horas, a equipa da Divisão de Proteção Civil realizou uma exaustiva e minuciosa verificação à rede de águas pluviais, ao interior da galeria de águas pluviais subterrânea do Parque Industrial, e às várias ligações existentes a esta galeria, resultando na descoberta da origem da referida descarga”, explicou Altino Bessa, vereador da Câmara de Braga, numa publicação no Facebook.
A descarga teve origem numa empresa que tinha as “ligações de águas residuais indevidamente ligadas à rede de águas pluviais”.
O responsável da empresa foi notificado, tendo justificado que não tinha conhecimento da ligação indevida. Prontificou-se a resolver o problema e, esta segunda-feira, pelas 11:00, a Proteção Civil deslocou-se ao local e verificou que a ligação tinha sido retificada.
O vereador da Proteção Civil sublinha que a população deve contactar as autoridades – Proteção Civil municipal através dos números 253 61 60 60 ou 969 064 237 – sempre que verifique uma descarga poluente