Seguir o O MINHO

Valença

Mais de uma tonelada de caranguejos vivos apreendidos em Valença por não terem sido apresentados à lota

Crustáceos foram devolvidos ao habitat natural

em

Foto: GNR

A GNR apreendeu, no domingo, 1.180 quilogramas de caranguejos vivos na zona de Valença, que depois devolveu ao seu “habitat natural”, anunciou hoje a Unidade de Controlo Costeiro daquela força policial.

Durante uma ação de fiscalização rodoviária para verificar o “transporte de pescado fresco e moluscos bivalves”, os militares do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos da GNR intercetaram uma viatura que transportava 59 sacos de caranguejo, avaliados em cerca de 10.620 euros, que não tinham sido apresentados à lota.

No comunicado, a GNR indica que “o regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão”, efetuado para “manter e preservar um mecanismo regulador de preços”, bem como para assegurar a “transparência na constituição de preços e pelo controlo higiossanitário do pescado”.

Durante a ação da GNR, foi também identificado um homem de 52 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação por fuga à lota, infração punível com 3.740 ou 44.891 euros, consoante o número de infratores.

Anúncio

Alto Minho

Feira dos Santos de Cerdal leva 400 feirantes a Valença: “Vendem de tudo”

A última grande feira romaria do calendário anual do Noroeste Peninsular

em

Foto: DR / Arquivo

A Feira dos Santos de Cerdal, em Valença, considerada a última grande feira romaria do calendário anual do Noroeste Peninsular, vai voltar a realizar-se nos dias 01 e 02 de novembro, informou hoje a Câmara local.

A feira secular de Valença, “que aparece documentada em 1758 como ponto de confluência de portugueses e galegos, atrai todos os anos “milhares de visitantes das duas regiões vizinhas”.

Cerca de 400 expositores “vendem de tudo, desde vestuário, louças, calçado, gado, produtos do campo, maquinarias agrícolas, sendo que a feira dispõe ainda das tradicionais tasquinhas, parques de diversões entre outras iniciativas.

No dia 01 de novembro realiza-se a feira dos Santos e no dia 02 a feira das Trocas, que como o nome indica permite trocar os produtos adquiridos na véspera que por alguma razão não serviram.

Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 01 de novembro, a feira dos Santos seja o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais. Nas tasquinhas animam-se as noites, ao som das concertinas e as cantigas de desgarrada.

Continuar a ler

Valença

Banda Sinfónica do Exército atua sexta-feira em Tui

No âmbito da eurocidade Tui e Valença

em

Foto: DR/Arquivo

A Banda Sinfónica do Exército Português atua na sexta-feira, pelas 21:30, no teatro municipal de Tui, em Espanha, num concerto de homenagem ao maestro Sousa Morais.

O espetáculo, com entrada gratuita, “realiza-se pela primeira vez, no âmbito da eurocidade Tui e Valença num concerto com a principal banda do Exército português, evocativa de tantas memórias das bandas militares e músicos que, ao longo de séculos, fizeram o seu percurso, também, na Praça-Forte de Valença”.

A atuação da Banda Sinfónica do Exército “abre um ciclo de concertos, em Valença e Tui, de homenagem ao maestro Sousa Morais, um dos principais compositores portugueses de sempre, com mais de 300 obras”.

“O percurso do maestro Sousa Morais começou em 1872, no Batalhão de Caçadores N.º 7, aquartelado na Praça-Forte de Valença, tendo percorrido Portugal sempre ligado à música, como músico, maestro, professor e compositor”, especifica o município minhoto.

Continuar a ler

Valença

Viagens de autocarro em Valença grátis à quarta-feira para ligar freguesias à cidade

Programa de Apoio à Redução Tarifária

em

A Câmara de Valença informou hoje que os transportes rodoviários (serviços de carreira) vão ser gratuitos à quarta-feira, entre as freguesias e a cidade.

A medida, segundo aquele município, enquadra-se no Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) e vai ser implementada a partir de quinta-feira e até 15 de dezembro.

A iniciativa “pretende, sobretudo, beneficiar a população que se desloca, à quarta-feira à feira semanal e abrange todos os residentes no concelho de Valença, de qualquer idade.

Os interessados deverão formular o pedido por escrito (formulário disponível nas juntas de freguesia, e associações sociais), para beneficiar do transporte gratuito.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares