As ruas da cidade de Braga foram palco, este domingo, da primeira edição da Meia Maratona de Braga, um evento que contou com a participação de mais de 4 mil atletas.
A prova teve um percurso de 21 quilómetros e 97 metros, integrando também uma caminhada/corrida de seis quilómetros para quem não estava preparado para cumprir a distância da Meia Maratona.
O vencedor masculino foi o Espanhol Hassan Lekhili (Ourenrunning), com o tempo de 01:08:18, seguido por Rui Muga (CD Mogadouro) e Artur Rodrigues (GDC Guilhovai). Na vertente feminina a primeira classificada foi Filomena Costa (ACD Jardim da Serra), com 01:17:55, tendo o pódio sido completado por Cláudia Pereira (SC Salgueiros e Joana Costa (SL Benfica).
De acordo com Sameiro Araújo, vereadora do Desporto do município bracarense, a cidade ´reclamava´ pela realização desta prova e a participação excedeu as expectativas.
“Atendendo a que é a primeira edição, é de sublinhar a adesão das pessoas, o que prova que a população de Braga cada vez tem mais gosto em correr e caminhar, o que nos deixa evidentemente satisfeitos. Acredito que daqui por três ou quatro anos podemos ter 10 mil pessoas a participar na Meia Maratona de Braga e ombrear com as melhores provas nacionais nesta distância”, disse, garantindo que o facto de o número de inscrições ter esgotado antes do prazo final é um sinal claro da muita procura que existe para o evento. No próximo ano, a Meia Maratona de Braga realiza-se no dia 26 de fevereiro.
A vereadora do Desporto enalteceu também o facto de a prova ter atraído muitos atletas de Espanha, mais concretamente da região da Galiza.
“Temos o objetivo de associar ao incentivo à prática desportiva a componente turística. Braga tem um património riquíssimo que merece ser divulgado e conhecido, pelo que esta união entre desporto e turismo vem beneficiar este tipo de eventos”, realçou.
Braga tem um grande historial na modalidade e a realização da Meia Maratona veio reconhecer o enorme contributo que os atletas bracarenses prestaram ao atletismo Português”, referiu, garantindo que se trata de “uma prova de excelência e que vem responder aos anseios de muitos bracarenses que sistematicamente reclamavam a realização desta prova”.
Atletas e dirigentes bracarenses homenageados
O evento serviu ainda para homenagear atletas e dois dirigentes bracarenses que marcaram o atletismo nacional nas décadas de 80 e 90 e que levaram o nome de Braga ao mais alto nível. Os homenageados foram Albertina Machado, Conceição Ferreira, Fátima Novais, Fernanda Marques, Helena Lobo, Manuela Machado, Rosa Oliveira, Tinoco Marques e José Guimarães.
Segundo Sameiro Araújo, o sucesso alcançado por este grupo de atletas e dirigentes representou um alicerce para o trabalho imprescindível de criação das condições necessárias para que o atletismo e as performances dos atletas se expressassem nos momentos certos, fruto do trabalho de diretores altamente competentes e profissionais em todos os momentos.
“É com imensa honra e sentido de gratidão que o município de Braga, com uma simples homenagem, reconhece os anos de dedicação à modalidade e à cidade de Braga de todos estes atletas e dirigentes”, afirmou.
Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui