Seguir o O MINHO

Barcelos

Mais de 9 mil pessoas já foram vacinadas em Barcelos e Esposende

Covid-19

em

Foto: CM Esposende (Arquivo)

Mais de nove mil pessoas já foram vacinadas em Barcelos e Esposende, desde a fase inicial do processo, em 29 de dezembro, até à passada sexta-feira. Na próxima semana já serão mais de 10 mil.

Estando prevista a vacinação de 13 mil pessoas nos dois concelhos, o diretor do ACES Cávado III, que abrange os dois municípios, Fernando Ferreira, salienta a O MINHO que esta fase está “quase a terminar” e a decorrer de forma “positiva, dentro das circunstâncias”, nomeadamente por ser algo que está a ser feito pela primeira vez.

Depois de profissionais de saúde e forças de segurança, que estavam na linha da frente do combate à pandemia, estão a agora a ser vacinadas as pessoas com mais de 80 anos ou com mais de 50 com doenças associadas.

Agora, com a alteração da recomendação da Agência Europeia do Medicamento, em que a AstraZeneca passa a poder ser utilizada para maiores de 65 anos, o ACES Cávado III começa também, já na próxima semana, a vacinação a partir dessa idade e até aos 79 anos.

Com a abertura de creches, pré-escolar e primeiro ciclo já na segunda-feira, o ACES Cávado III tem previsto vacinar professores, educadores e funcionários no próximo fim de semana.

Relativamente à vacinação ao domicílio, nos concelhos de Barcelos e Esposende, Fernando Ferreira explica que já começou, mas ainda de forma experimental, devido ao elevado número de meios necessários.

Em Barcelos, o centro de vacinação está instalado na Escola Secundária de Barcelos. Em Esposende, a vacinação é feita num pavilhão da Zona Industrial.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, emitido na segunda-feira, Barcelos e Esposende são concelhos de risco moderado, com uma taxa de incidência cumulativa de 121 e 146 casos por 100 mil habitantes, respetivamente.

A pandemia de covid-19 já matou 16.650 pessoas em Portugal dos 813.152 casos de infeção confirmados, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Populares