A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga e o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) abrem portas à 17.ª edição do “Hospital dos Bonequinhos”, que decorrerá de 13 a 16 de novembro, no Hospital de Braga, foi hoje anunciado.
Este evento anual, iniciado em 2007, resulta de uma colaboração estreita entre o NEMUM, a Câmara Municipal de Braga, a ULS de Braga e a Escola de Medicina da Universidade do Minho, e tem-se afirmado como “uma tradição que reúne, a cada edição, um número crescente de crianças e voluntários”.
O “Hospital dos Bonequinhos” destina-se a crianças entre os três e os seis anos, num percurso pedagógico e interativo que permite às crianças cuidar dos seus bonequinhos em várias “estações de tratamento”, como a Triagem, Imagiologia, Consulta, Cirurgia e Pós-Operatório.
O objetivo central da atividade é “combater o receio infantil de interagir com profissionais de saúde e reduzir a ansiedade associada ao ambiente hospitalar, proporcionando-lhes uma experiência lúdica e educativa onde aprendem sobre cuidados básicos de saúde e o corpo humano”.
Mais de 800 crianças de todo o concelho de Braga vão passar pelo “Hospital dos Bonequinhos”, guiadas por estudantes de Medicina e de outras áreas da UMinho e da Universidade do Porto (UP), que voluntariamente assumem os papéis de médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e educadores, vestindo batas brancas e simulando práticas de atendimento clínico.
Em comunicado, a ULS Braga refere que este contacto com a comunidade infantil permite aos estudantes “desenvolver competências comunicativas e interativas, essenciais para a sua futura prática profissional”.
“A dinamização das edições anteriores ficou marcada pela inovação e criatividade das respetivas organizações, que foram responsáveis pelo crescimento exponencial deste evento à escala dos dias de hoje e que permitiram que esta atividade crescesse e se tornasse uma tradição anual de grande adesão por parte do público-alvo. A participação dos estudantes da EM-UMinho permite fomentar o desenvolvimento das suas capacidades comunicativas com a faixa etária em questão, o que consideramos ser um bom complemento para a sua educação enquanto futuras gerações de profissionais de saúde”, destacou Pedro Azevedo, diretor do Hospital dos Bonequinhos de 2024.
A diretora clínica para os Cuidados Hospitalares da ULS de Braga, Paula Vaz Marques, reforçou a importância da iniciativa, sublinhando o impacto positivo em todos os participantes.
“Esta atividade tem um valor inestimável na aproximação entre o ambiente hospitalar e as crianças, transformando o hospital num espaço familiar e acolhedor para os mais pequenos. Acreditamos que esta experiência ajuda a desmistificar o ambiente hospitalar, promovendo o bem-estar emocional das crianças e fomentando uma abordagem mais confiante e segura na sua relação com os cuidados de saúde ao longo da vida”, acrescenta.
No último dia do evento, a manhã de sábado, 16 de novembro, o “Hospital dos Bonequinhos” abrirá as portas às crianças e famílias para que possam visitar e participar nesta experiência “única”.
De acordo com a instituição, esta será uma “oportunidade especial para que as famílias vivenciem o percurso interativo e educativo preparado para as crianças, promovendo, assim, um momento de aprendizagem em conjunto e uma visão mais próxima do ambiente hospitalar”.