Seguir o O MINHO

Cávado

Mais de 80 mototuristas do país visitaram paisagens “tão díspares quanto belas” do Gerês

em

Mais de oitenta mototuristas de todo o país desfrutaram do primeiro fim-de- semana de Outono nas deslumbrantes serras da Peneda-Gerês, no 15º Moto-Rali organizado pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos, quarta e penúltima jornada do 20º Troféu de Moto-Ralis Turísticos da FMP/Dunlop/BMW.


A nova temporada foi, assim, saudada com um excelente passeio de moto pelas estradas (essencialmente) curvilíneas e panorâmicas do concelho de Terras de Bouro (e arredores), em quase 170 quilómetros divididos pelos dois dias.

“A passeata fez-se por entre paisagens tão díspares quanto belas, ora verdejantes e luminosas, ora abruptas e distantes – assim é o Gerês”, escreve o clube de motociclistas de Barcelos, em comunicado enviado a O MINHO.

passeio-moto-galos-no-geres-4

A caravana arrancou no sábado de manhã junto à Câmara Municipal de Terras de Bouro, seguindo levemente até ao concelho vizinho de Amares.

“Era imperdível a visita a Fiscal, terra natal de António Variações. Sobre esta figura marcante da cena musical portuguesa, realizou-se o primeiro desafio do fim-de- semana. À proposta da organização aquando da inscrição, os participantes apresentaram diversos objectos alusivos à carreira de António Variações, como tesouras, pentes, letras de músicas, CDs e até um vinil do artista”, contam os Moto Galos.

Passagem depois por Caldelas, Santa Isabel do Monte, Ventoselo até Rio Caldo, onde decorreu o retemperador almoço junto ao santuário de São Bento da Porta Aberta.

“Da parte da tarde, o percurso desenrolou-se de forma mais calma para os motociclistas relaxarem e usufruírem das deslumbrantes paisagens e de algum património cultural existente no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Após breve visita ao miradouro do Bom Jesus das Mós, de onde se avista a ruralidade das aldeias circundantes, paragem mais minuciosa no Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, local que guarda o legado da aldeia submersa pelas águas da albufeira construída em 1972. A caravana entrou depois numa das maravilhas do Gerês – a lindíssima Mata da Albergaria, um valiosíssimo bosque com um carvalhal secular e vários vestígios romanos”, descrevem.

“A meio da tarde, nova paragem, desta vez na casa florestal da Portela de Leonte para saciar o palato com um delicioso lanche. À noite, tempo para confraternizar durante o jantar”, continuam.

passeio-moto-galos-no-geres-2

“A etapa de domingo iniciou às 9h30 e brindou os participantes com um aprazível percurso por uma estrada com uma panorâmica fantástica sobre a albufeira da Caniçada, desembocando em Campo do Gerês. Aí decorreu uma visita à galeria de arte particular “Chamadouro”. A manhã incluiu ainda a ida a Santo António de Mixões da Serra, já no concelho de Vila Verde, e à Central Hidroeléctrica do Alto Lindoso, no município de Ponte da bBarca, já perto de Espanha. O périplo terminou em alta com os mototuristas a visitar a central subterrânea desta magnífica obra de engenharia. A original foto de grupo foi tirada na sala principal, a 340 metros de profundidade, depois de um túnel de acesso de quase dois quilómetros”, prosseguem.

“O almoço realizou-se no centro de Ponte da Barca, no restaurante “Varandas do Lima”, com entrega dos prémios aos vencedores e sorteio dos vouchers BMW. Esta foi a terceira vez que a Moto Galos organizou o evento totalmente fora das fronteiras do seu concelho, depois de Sabrosa, em 2013, e Tabuaço, em 2015. Para o presidente Pedro Sousa, o clube volta a “demonstrar que tem uma grande capacidade de organização e de logística mesmo estando afastado do habitual perímetro de actuação”, salientando como “fundamentais os apoios locais” que se estabelecem, neste caso o Moto Club Serra do Gerês e a Câmara Municipal de Terras de Bouro. Segundo o dirigente, o destino escolhido este ano não está alheio à “fantástica adesão”, mas o “caloroso acolhimento a que a equipa de trabalho já acostumou os participantes e o sucesso das edições anteriores também contribuíram” para a longa caravana”, terminam.

Pódio Moto Galos

passeio-moto-galos-no-geres-1

O pódio final foi integralmente composto por equipas da casa, agraciadas com peças de artesanato de Terras de Bouro, gentilmente oferecidas pela autarquia local. A dupla “Nameless” – de Luís Palma e Fernanda Farinha – concluiu o moto-rali em primeiro lugar, com 34 pontos de penalização.

Na segunda posição, com apenas mais três pontos, ficaram Alberto Agra e Belmira Lopes (“Grabri 1”).

José Pontes e Fernanda Coutada (“Pontes 2”) somaram 45 pontos e garantiram assim o terceiro prémio.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Barcelos. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Barcelos

Maria “Rua”, de Barcelos, chega aos 100 anos com 4 filhos, 13 netos e 17 bisnetos

Centenário

em

Foto: SCMB

Maria Ferreira Cruz, de Airó, Barcelos, celebrou esta quinta-feira 100 anos de idade, efeméride assinalada no Lar do Centro Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa, em Silveiros, Barcelos, onde reside.

Numa nota publicada no portal de Internet da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, é referido que a celebração do aniversário foi “mais moderada” do que o habitual, mas houve espaço para algumas visitas de familiares, de forma alternada.

Foto: SCMB

“Mesmo assim, era evidente o contentamento da nossa utente centenária e o sorriso no rosto”, refere a instituição.

Maria “Rua”, como é conhecida devido ao apelido do marido, tem quatro filhos (três filhas e um filho), 13 netos e 17 bisnetos, refere o mesmo texto.

“Trabalhou sempre no campo, na agricultura, e viveu em Airó (Barcelos), até há quatro anos”, quando ingressou no lar da Santa Casa.

“Foi lá que, neste dia de felicidade, colaboradores e utentes cantaram os “Parabéns” e celebraram o dom da vida de Maria Ferreira Cruz”, acrescenta a instituição.

Continuar a ler

Barcelos

Palestra sobre direitos de autor no sábado em Barcelos, “terra que respira música”

Sessão no Theatro Gil Vicente

em

Theatro Gil Vicente. Foto: O MINHO (Arquivo)

A Fundação GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas vai promover no próximo sábado, entre as 16:00 e as 19:00, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, uma palestra sobre questões relacionadas com Direito de Autor e Direitos Conexos e dar a conhecer melhor os mecanismos existentes de proteção às carreiras profissionais dos artistas intérpretes.

“Pretende-se, numa linguagem acessível, desmistificar a legislação principal aplicados nesta área, de forma a facilitar a compreensão prática sobre os principais problemas envolvidos nestas questões”, refere a organização.

A sessão de esclarecimento será conduzida pelo especialista nesta área Lucas Serra e é destinada “a músicos, artistas, intérpretes, compositores e não só”.

“Tem uma base de componente legal, pelo que para juristas, advogados e solicitadores pode ser interessante, até porque é uma temática que não se aborda muito a fundo nas universidades”, aponta a O MINHO o músico Tiago Araújo (Aurora, Okkur, Telephony), que quando soube que a GDA estava a fazer estas ações propôs a sua realização em Barcelos.

“Barcelos é uma terra que respira música, tem bastantes bandas, autores e compositores, portanto é um tema que pode interessar a muitas pessoas”, justifica o autor, salientando que “o dr. Lucas Serra é uma pessoa com muita experiência, está por dentro destas temáticas há muitos anos”.

“É uma palestra de três horas, mas vai ser uma boa aula”, considera Tiago Araújo, antecipando que poderá haver a “possibilidade de perguntas”.

A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva.

A bilheteira do Teatro Gil Vicente está aberta de terça-feira a sexta-feira das 10:00 às 18:00 e duas horas antes das sessões.

Mais informações através de e-mail ([email protected]) ou telefone (253809694).

Continuar a ler

Barcelos

Hospital de Barcelos suspende visitas e entrada de acompanhantes

Covid-19

em

Urgências Hospital Barcelos. Foto: O MINHO (Arquivo)

O Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, decidiu suspender o atual regime de visitas e a permanência de acompanhantes dentro das instalações, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a direção daquela unidade hospitalar informa que as visitas ficam suspensas por tempo indeterminado após o aumento de contágios por covid-19 na região.

Informa ainda que os utentes não devem deslocar-se acompanhados dentro da unidade, com exceções para utentes com incapacidade cognitiva ou comunicativa.

Há também uma exceção no que diz respeito às visitas, sendo permitidas em casos de utentes que estejam internados em “fim de ciclo de vida”.

Esta foi uma das formas que o hospital encontrou para “garantir a segurança dos utentes”.

O concelho de Barcelos registava, até às 22:30 do passado domingo, 789 casos ativos de covid-19.

No último balanço para o concelho, no passado dia 15 de outubro, existiam 165 casos ativos.

No total acumulado, o concelho regista 1.482 casos confirmados desde o início da pandemia.

Estes dados atualizados são apurados por O MINHO junto de fonte local da saúde.

Continuar a ler

Populares