A associação “Auga Limpa Xa” recolheu cerca de 700 assinaturas, entre domingo e segunda-feira, para forçar a intervenção das autoridades pelo fim da “degradação ambiental” da albufeira de As Conchas, em Lobios, na Galiza, localizada a menos de 20 quilómetros da fronteira portuguesa do Lindoso.
As assinaturas foram recolhidas nas feiras de Lobios e de Xinzo, pretendendo ainda a garantia de um “abastecimento de água potável limpa, segura e livre de ameaças à saúde das pessoas”.
No documento, a “Auga Limpa Xa” exige o controlo às autarquias, delegações e departamentos competentes da Xunta e do Governo Central uma gestão dos resíduos industriais da pecuária na zona de Limia e regiões vizinhas, com uma “fiscalização rigorosa das empresas que se dedicam a este trabalho”.
Além disso, a plataforma reúne apoio para a suspensão sobre a instalação de novas explorações de criação intensiva de gado, bem como a declaração de Limia como Zona Vulnerável devido à contaminação por nitratos, conforme exigido pela Europa.
Por fim, a organização ambientalista diz que, numa ação judicial interposta por moradores de As Conchas por violação dos direitos de saúde, solicita que seja realizado um macro estudo sobre os impactos da poluição da água na saúde humana.