Mais de 500 meteoros por noite nos céus de Braga (com grande explosão pelo meio)

Imagem: Planetário de Braga

A entrada na atmosfera de um bólide (meteoro de grandes dimensões) provocou um imenso clarão na região Norte de Portugal, na passada sexta-feira, vista por quem estava mais atento aos céus (e não só).

O momento, como noticiou O MINHO, foi captado em fotografia pelo astofotógrafo Miguel Ventura, a partir de Guimarães, mas novas imagens foram divulgadas este sábado mostrando um vídeo da explosão da rocha quando entrou na nossa atmosfera.

O vídeo é da autoria de João Vieira, do Planetário de Braga (Centro de Ciência Viva de Braga), e está apontado para os céus da cidade bracarense, onde, adianta, registam-se cerca de 500 quedas de meteoros por noite.

Este bólide pertence à chuva de meteoros das Geminídeas que, segundo João Vieira, “está a ser, este ano, uma oportunidade de assistirmos a um verdadeiro espetáculo celeste”.

O responsável pelo planetário adianta que no Observatório Astronómico de Gualtar, onde se encontra a estação de observação AllSky7 – AMS211, foram registados mais de 500 meteoros nesta “chuva de estrelas cadentes”.

O meteoro leva essa designação apenas quando entra na atmosfera terrestre para se desintegrar. À semelhança do que ocorre com o relâmpago na trovoada, o meteoro é também um “flash” de luz, neste caso que ocorre quando o meteoróide vindo do espaço se desintegra antes de atingir solo planetário.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados