Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Mais de 5 mil empregos – e não só – para agarrar nas próximas 32 horas em Viana

Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) espera 10 mil visitantes

em

“Um evento inovador”. É assim que o Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Rui Teixeira considera a Cimeira IPVC 2019 que decorre, hoje e amanhã, no centro cultural vianense.

“A Cimeira já não é só uma actividade promocional. É um local onde todos querem ser vistos”, acrescenta Rui Teixeira, “essencialmente ligada à educação onde alunos professores, empresas, empresários e famílias podem partilhar experiências, saberes, horizontes, contactar empresas e apresentar projetos”.

Ao longo dos dois dias são esperados mais de dez mil visitantes e mais de cinco mil são as ofertas de emprego disponíveis. Pode-se dizer que a feira está dividida em duas partes: uma feira de profissões e uma feira de emprego.

Na primeira, os participantes são desafiados a participar, ativamente, em actividades e experiências proporcionadas pelas diferentes áreas de saber que compõem o IPVC. “Terão oportunidade de conhecer as novas oportunidades de trabalho, mapear interesses, competências e potencialidades”, refere ainda Rui Teixeira.

Workshops educativos irão “descomplicar” as áreas de formação e dois youtubers, Paulo Sousa e Angie Costa irão falar sobre a importância da formação ao longo da vida.

Feira do emprego

Este ano, há duas vertentes distintas ao dispor dos visitantes: online e presencial permitindo compreender a actual situação do mercado de trabalho e dos seus desafios.

Na Feira virtual, os candidatos podem contactar as empresas registadas, consultar as ofertas de emprego disponíveis e as empresas, caso seja necessário, podem fazer entrevistas on-line a candidatos.

Na Feira de emprego propriamente dita, o contacto é direto com todos os interessados sendo possível deixar CV’s e trocar informações relativamente a vagas.

“Uma unidade de ensino superior tem que ser um bastião de desenvolvimento. Conforme a qualidade de vida for subindo, o grau de riqueza, o bem-estar e as condições humanas vão aumentando”, reconhece o presidente do IPVC que alia “o grau de qualificação das pessoas” a este aumento.

Mais de 5 mil ofertas de emprego: Rui Teixeira apresentou Cimeira do IPVC na RTP3 – vídeo

Cinco actividades

A Associação Académica ficou responsável por desenvolver cinco actividades: ‘Pitch Recruitment’, ‘Viana Link Moments’, ‘MasterShip’, ‘IPVC Care’ e ‘Sport Business’. No ‘Pitch Recruitment”, o objectivo é promover uma apresentação rápida dos estudantes às empresas. O ‘Viana Link Moments’ vai juntar alunos e empresários num almoço informal e onde os candidatos podem apresentar projetos aos empregadores. O feedback é imediato.

No ‘MasterShip’, os alunos apresentam uma ideia de negócio ou proposta de valor a um júri composto por cinco elementos, “um bocadinho no seguimento do Shark Tank”.

A ‘IPVC Care’ é dinamizada pelos alunos da área da saúde sensibilizando os cidadãos para a importância da vigilância da saúde. Serão feitos rastreios e cursos de suporte básico de vida.

Finalmente o ‘Sport Business’ irá proporcional experiências desportivas ligadas a desportos da natureza e a programação de jogos.

“Mudar o paradigma” é o lema que o presidente do IPVC pretende com esta cimeira, trazendo mais qualificação para a população desta região. “Só 17% da população tem um curso superior e nós temos que ir ao encontro das necessidades dessas pessoas, criando as ferramentas que foram precisas para mudar este paradigma”.

O site da Cimeira IPVC está acessível em http://cimeira.ipvc.pt/.

Populares