Redes Sociais

Mais de 200 bailarinos dançam o “Vira” minhoto em simultâneo em Viana

Alto Minho

Mais de 200 bailarinos dançam o “Vira” minhoto em simultâneo em Viana

Mais de 200 bailarinos de 18 grupos folclóricos de Viana do Castelo vão dançar o “Vira” minhoto em simultâneo num festival de cultura popular que juntará mais mil participantes numa praça do centro daquela cidade.

“É um espetáculo único porque o corpo de dança dos grupos folclóricos participantes têm que dançar com marcações obrigatórias e livres. Há momentos em que dançam todos sincronizados e outros em que cada um dança o tema de acordo com interpretação da cada terra”, explicou hoje à Lusa o presidente da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), Alberto Rego.

Promovido pela AGFAM, em parceira com a VianaFestas, entidade que organiza a Romaria d’Agonia, o espetáculo “A Minha Terra é Viana” vai decorrer no próximo dia 06 de junho, na Praça da Liberdade, junto ao rio Lima.

Além dos grupos folclóricos o evento envolve ainda a participação de bandas de música, grupos de gaitas, de bombos, serenatas e janeiras, e atores do Teatro do Noroeste – CDV, a companhia residente no Teatro Municipal Sá de Miranda.

“Estamos a falar de mais de mil participantes numa noite dedicada à cultural popular de Viana. É espetáculo com muita cor e alegria, onde não faltam momentos de canto, música e dança”, adiantou Alberto Rego.

Para aquele responsável o objetivo do evento, que vai na quarta edição, é “mostrar que é possível manter a tradição, introduzindo inovação”.

“Não é muito comum ver toda esta gente junta num mesmo evento. O que queremos mostrar é que cultura é cultura, seja ela tradicional ou erudita. O que nos interessa é mostrar que esta interação é possível”, sustentou.

Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Alto Minho