Seguir o O MINHO

Barcelos

Recuperadas 25 viaturas furtadas que eram desmanteladas numa oficina em Barcelos

Avaliadas em mais de meio milhão de euros

em

Fotos: O MINHO

A GNR desmantelou, na quinta-feira, uma suposta rede de venda de peças de carros furtados, num armazém de oficina situado em Vila Frescaínha (São Pedro), no concelho de Barcelos. Foram ainda detidas duas pessoas em flagrante delito e uma, o proprietário, foi constituído arguido.


Ao que apurou O MINHO, naquele espaço, situado nas imediações do armazém grossista M. Cunha, estavam 25 carros dados como roubados ao longo dos últimos meses, a maior parte topo de gama.

Os militares encontraram alguns carros já desmantelados, outros literalmente cortados a meio e ainda alguns inteiros. Também várias peças armazenadas foram apreendidas durante esta operação cuja investigação durava há mais de um mês, levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Barcelos.

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Ao que apurámos, os militares apanharam duas pessoas a proceder ao desmantelamento em flagrante dentro daquela oficina que serve de apoio a uma sucata localizada noutra freguesia do concelho.

Reboques carregam peças dos carros furtados no armazém onde estavam a ser desmantelados. Foto: Pedro Silva / O MINHO

Esta ação pode envolver ainda mais elementos ligados ao roubo de carros e ainda a indivíduos ou empresas que procedem à venda das peças.

Em comunicado, a GNR confirma esta informação, indicando que foi dado cumprimento a dois mandados de busca a dois armazéns de venda de peças auto usadas, nomeadamente um em Vila Frescaínha (São Pedro) e outro na zona industrial da Várzea, também em Barcelos.

“Os suspeitos foram detidos em flagrante, no decorrer das buscas, no momento em que se encontravam a desmantelar peças de veículos automóveis no interior de um armazém”, refere a GNR.

Foto: GNR

Foto: GNR

As 25 viaturas foram furtadas em Barcelos, Braga, Famalicão, Esposende, Maia, Porto, Vila Franca de Xira e Almada.

Foram ainda apreendidos diversos componentes de automóveis, nomeadamente, motores, centralinas, chapas de matrículas, certificados de matrícula, bem como um cortador de disco e diversos objetos e documentos pertencentes às vítimas dos furtos das viaturas. A apreensão dos veículos tem um valor comercial estimado de 537 mil euros.

Foi também efetuada uma busca à residência do proprietário do armazém de venda de peças usadas, um homem de 34 anos, natural de Esposende, o qual foi constituído arguido no mesmo processo.

(notícia atualizada às 10h32 com mais informação)

Anúncio

Barcelos

Surto em casa de saúde mental em Barcelos com 73 infetados

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

Há um surto de covid-19 na Casa de Saúde S. João de Deus, em Barcelos, com 73 infetados – 62 utentes e 11 funcionários.

Segundo a RTP, que avança a notícia, um dos doentes está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Braga e outros dois foram encaminhados para o hospital de Barcelos, com situação clínica estável.

A Casa de Saúde de São João de Deus disse à RTP que a maioria dos infetados está assintomático e que todos os casos positivos estão em isolamento.

A Casa de Saúde S. João de Deus é uma instituição Particular de Solidariedade Social, que depende administrativamente do Instituto de S. João de Deus.

Assiste pessoas com problemas de saúde mental, residente nos distritos de Braga e Viana do Castelo.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos: Novembro leva teatro, música, dança e cinema ao Theatro Gil Vicente

Cultura

em

João Dias é um dos artistas do cartaz de novembro. Foto: DR

A Câmara de Barcelos anunciou, esta terça-feira, a programação do Theatro Gil Vicente para o mês de novembro, que contempla música, cinema, dança e teatro.

O cinema inicia a programação do Gil Vicente, com a Associação ZOOM – Cineclube de Barcelos a apresentar cinco sessões: “Ciclo:Estados de Juventude (1.ª parte), no dia 3; “Ciclo:Estados de Juventude (2.ª parte), no dia 4; “Ciclo: Estados de Juventude (3.ª parte), no dia 5. Estas curta-metragens inserem-se no Dia Mundial do Cinema que se comemora a 5 de novembro.

A sétima arte continua no dia 10 com “Ordem Moral”, de Mário Barroso, e “O ano da morte de Ricardo Reis”, de João Botelho, no dia 17. As sessões têm início às 21:30 com entrada paga.

No dia 7, com duas sessões, às 16:00 e 19:00, a Fundação GDA promove uma ação de divulgação e sensibilização sobre “Direitos de Autor e Direitos Conexos”. A entrada é gratuita e a ação permite a emissão de certificado de participação.

A música preenche três dias de programação, a começar com o concerto do músico barcelense João Dias, finalista do Got Talent, no dia 14, com entrada gratuita; no dia 19 é a vez do Filme- Concerto de Tresor&Bosxh, espetáculo inserido no ciclo de concertos ‘triciclo, e no dia 26 “Tomorrow is the question”, de Demian Cabaud Quarteto, do Ciclo de Jazz ao Largo. Os espetáculos acontecem às 22:00 e têm um valor de três euros.

No âmbito do serviço educativo, programa dedicado à comunidade escolar, o Theatro recebe no dia 11, duas sessões, às 10:30 e 14:30, de teatro infantil com a peça “Em Pessoa” pela CTB – Companhia de Teatro de Braga.

A rubrica “Em família no TGV” reserva a tarde de domingo, dia 15, às 16:00, com o musical “A Casinha de Chocolate”, pela GrowUp Eventos.

No dia 21, às 22:00, a Escola de Dança de Barcelos, na continuidade das comemorações dos seus 25 anos, convida os Doutor Assério para um espetáculo onde o Ballet e o Rock se apresentam num só, com o espetáculo “Ballet N’Rock”. A entrada tem um valor de três euros.

Nos dias 27, 28 e 30 de novembro dá-se início ao Ciclo de Jovens Fadistas de Barcelos com os fadistas barcelenses Sónia Lopes, Mário Bruno e Joana Lopes, respetivamente. Esta iniciativa conta a organização da Casa da Juventude, a partir das 21:30, no Theatro Gil Vicente.

Ainda no âmbito da programação cultural do mês de novembro, o auditório da Biblioteca Municipal recebe, no dia 6, às 22:00, o concerto dos Evols, inserido no triciclo. A entrada custa três euros.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail ([email protected]) ou telefone (253 809 694).

Continuar a ler

Barcelos

Jovem de 19 anos assalta casa em Barcelos e é detido no Porto

Crime

em

Foto: GNR

Um jovem de 19 anos foi detido, esta quarta-feira, no Bairro de Lordelo, no Porto, por furto qualificado, suspeito de ter assaltado uma casa na freguesia de Barcelinhos, em Barcelos.

Em comunicado, o Comando Territorial de Braga refere que, após furto numa residência em Barcelinhos, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Barcelos efetuou diligências que culminaram na realização de uma busca domiciliária e em veículo, na residência do suspeito no Porto.

Essas buscas resultaram na apreensão de um anel em ouro, duas bolsas de senhora, um computador portátil, um relógio, uma impressora e 513 euros em numerário.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Barcelos.

A ação contou com o reforço da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) de Barcelos e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Continuar a ler

Populares