Arquivo

Mais de 159 mil mortes em excesso desde março na Europa

Covid-19
Mais de 159 mil mortes em excesso desde março na europa

A Organização Mundial de Saúde afirmou hoje que desde março, o pico da pandemia da covid-19 na Europa, morreram mais pelo menos mais 159.000 no continente europeu do que no mesmo período do ano passado.

O “número alarmante” foi hoje revelado pelo diretor regional europeu da OMS, Hans Kluge, que indicou que, de acordo com os dados recolhidos em 24 países, a mortalidade em excesso registada desde o início de março é “muito acima do que seria normalmente expectável nesta altura do ano”.

Em conferência de imprensa virtual a partir da sede europeia da organização, em Copenhaga, Hans Kluge indicou que nos 53 países cobertos, se registaram “mais de dois milhões de casos [de covid-19] e mais de 175 mil mortes”.

Segundo os números da OMS, mais de 94% de todas as mortes relacionadas com a covid-19 foram de pessoas com mais de 60 anos de idade e 59% eram homens.

Em 97% dos casos, havia outra doença prévia, na maior parte dos casos cardiovascular.

Nas últimas duas semanas, o número de casos acumulados aumentou 15% e nesse período, os países com mais novos casos comunicados foram Rússia, Reino Unido, Turquia, Bielorrússia e Itália.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 352 mil mortos e infetou mais de 5,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Cerca de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.356 pessoas das 31.292 confirmadas como infetadas, e há 18.349 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Novo sistema de rastreamento entrou em funcionamento no reino unido

Novo sistema de rastreamento entrou em funcionamento no Reino Unido

Próximo Artigo
Portugal pode receber 465 milhões com reforço proposto para fundo de transição da ue

Portugal pode receber 465 milhões com reforço proposto para Fundo de Transição da UE

Artigos Relacionados