Mais de 150 litros de chuva por cada m2 no Minho durante os próximos 3 dias

Intempérie do dia 01 de janeiro de 2023 em Viana do Castelo. Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

Para quem não gosta de chuva, as previsões até final da semana não são nada animadoras. De acordo com os vários modelos europeus de previsão meteorológica, a região do Minho irá ser afetada por várias células provenientes da tempestade Aline, que ‘lavra’ no oceano Atlântico, com a primeira delas a chegar em força já esta noite, a partir das 21:00, esperando-se perto de 50 litros de chuva por metro quadrado na região do Alto Minho, sobretudo no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Por volta da meia-noite a região deverá ficar livre da chuva intensa, mas a tempestade regressa na quinta-feira com mais uma média acumulada superior a 50 litros de chuva por metro quadrado na região, disparando para os 150 litros por metro quadrado até final de sexta-feira.

De resto, para esta quarta-feira, é possível a ocorrência de trovoadas e vento forte no Minho mais a partir do final da tarde, situação que será depois acompanhada de um período de cerca de duas horas de chuva intensa, isto de acordo com as leituras de três modelos meteorológicos distintos. O MINHO tentou ouvir o IPMA sobre este assunto durante esta tarde, mas sem sucesso até ao momento.

Em comunicado divulgado na terça-feira, o IPMA explica que Portugal será atravessado pela depressão Aline, que se encontra em fase de cavamento e deverá entrar pela costa litoral centro com “uma massa de ar muito quente, húmido e instável”.

A precipitação deverá ser “por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada no litoral das regiões Norte e Centro”, logo a partir da tarde desta quarta-feira, “estendendo-se ao restante território a partir da madrugada” de quinta-feira, “aumentando de frequência e intensidade durante a tarde desse dia”.

Na quinta-feira, os meteorologistas preveem que o “vento sopre de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir da manhã, com rajadas que poderão superar os 100 km/h, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões, rodando para noroeste a partir do fim da tarde e enfraquecendo gradualmente”.

O IPMA “prevê agitação marítima, que deverá diminuir no dia 18, irá de novo aumentar e tornar-se forte a partir da madrugada do dia 19, esperando-se para a costa ocidental ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, passando a noroeste a partir do fim da tarde e aumentando para 5 a 7 metros de altura significativa, e podendo atingir altura máxima até 14 metros, persistindo durante o dia 20”.

“Devido a esta situação meteorológica gravosa, foram emitidos avisos LARANJA de vento, precipitação e de agitação marítima, que irão ser atualizados ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo”, salienta o comunicado.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x