O berço da casta Alvarinho acolhe, no próximo dia 17 de Setembro, o “Monção e Melgaço Granfondo by Trek”.
Trata-se de uma prova de ciclismo destinada essencialmente a ciclistas amadores e são esperados 1.600 participantes de vários pontos do país, aos quais se juntará, como vem sendo hábito, uma forte representação de atletas oriundos de Espanha.
Apoiado pelos dois municípios que lhe dão nome, o Monção e Melgaço Granfondo vai para a sua quinta edição e, à semelhança dos anos anteriores, levará os ciclistas a “deslumbrarem-se por uma região que se constitui como um dos centros de excelência mundial na produção de vinhos brancos de elevada qualidade”.
Em qualquer das três distâncias propostas pela organização a cargo da Bikeservice – Minifondo (73 km), Mediofondo (103 km) e Granfondo (127 km) – os participantes serão desafiados a percorrer um território no qual o rio Minho se impõe como fronteira natural com Espanha e a vinha ocupa uma área que ultrapassa os 1.700 hectares. De resto, a sub-região de Monção e Melgaço tem registados mais de 2.000 viticultores e de duas centenas e meia de marcas.
Os primeiros 40 quilómetros não imporão dificuldades aos ciclistas já que se desenrola em terreno plano, com o rio Minho à vista em muitos pontos de passagem. A subida de Trute (Monção) tem apenas 3.000 metros, mas o primeiro e último quilómetros são exigentes. Daqui, e após retomarem o percurso inverso, os participantes no Minifondo encaminham-se para a meta – instalada em Melgaço, onde será também dada a partida –, enquanto que os restantes seguem a direção de Merufe para apreciarem o vale do rio Minho a partir das montanhas escarpadas que os levarão às subidas da Várzea, Santa Marinha e Cela (esta última, apenas para o Mediofondo).
Em Riba de Mouro, a viragem à direita conduzirá os participantes do Granfondo em direcção a Lamas de Mouro para, até aí, cumprirem a última e maior dificuldade de todo o trajeto.
A ascensão a Val dos Poldros tem 9.000 metros e uma pendente média de 8,1% – chegando a ultrapassar os 10% no antepenúltimo quilómetro. Em Pomares (Melgaço), Mediofondo e Granfondo voltam a juntar-se para irem ao encontro de Cristoval, a freguesia mais setentrional do país. O regresso a Melgaço far-se-á pela EN 301.
O Monção e Melgaço Granfondo by Trek tem início marcado para as 09:00. Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.
No dia antes, sábado, 16 de Setembro, será a vez dos mais jovens participarem nesta festa do ciclismo inclusivo disputando o Granfondo Kids. As provas acontecem no local onde ficará instalada a meta e dividem-se em quatro escalões (pupilos, benjamins, iniciados e infantis).
As últimas inscrições para o Monção e Melgaço Granfondo by Trek ainda decorrem (aqui).
Cada participante levará consigo o jersey oficial do evento, um saca-rolhas e uma garrafa de Alvarinho, estes últimos oferta do produtor Soalheiro, pioneiro na criação deste prestigiado vinho em Melgaço.