Mais de 1.500 bombeiros vão subir o Bom Jesus de Braga com 30 quilos às costas

No dia 28 de setembro
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO / Arquivo

A prova internacional Escadórios da Humanidade terá este ano recorde de bombeiros a subir o Monte do Bom Jesus, em Braga, a correr com 30 quilos às costas. Serão mais de 1.500 operacionais, foi anunciado ao fim da manhã desta segunda-feira em conferência de imprensa, em Braga.

A prova internacional Escadórios da Humanidade 2024 decorrerá durante a manhã de 28 de setembro, um sábado, com mais de milhar e meio de bombeiros, mulheres e homens, oriundos de 260 corporações, vindos de dez países de vários continentes.

A prova consiste em os bombeiros subirem sempre a correr e no menor tempo possível os 566 degraus, num total de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, dos Escadórios do Bom Jesus, com todo o equipamento de proteção civil, como fato completo e botas, no total de mais de 30 quilos, incluindo ainda o Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto (ARICA).

Na apresentação da prova, que decorreu ao final da tarde desta segunda-feira, no Bom Jesus, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, destacou a importância deste evento internacional que já faz parte do cartaz anual de eventos em Braga.

Conferência de imprensa esta manhã. Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A organização é da Associação Família de Elite e da ADN – Eventos Desportivos, com o apoio da Câmara Municipal de Braga e das empresas municipais AGERE e Transportes Urbanos de Braga (TUB), bem como da Confraria do Bom Jesus do Monte.

No apoio à prova internacional estarão igualmente o Regimento de Cavalaria 6 (Braga), a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Federação Distrital de Bombeiros de Braga e também o Agrupamento de Escuteiros de Nogueiró, entre diversas organizações.

Foi destacada ainda a importância de a prova decorrer no Bom Jesus, que a UNESCO declarou Património da Humanidade, estando presentes o presidente e vice-presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, cónego Mário Martins e Varico Pereira.

O padre Ricardo Fonseca, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pinhel, fará a já tradicional bênção dos capacetes para os operacionais, entre outras iniciativas que decorrerão paralelamente à prova internacional Escadórios da Humanidade 2024.

Para a realização da prova haverá o apoio logístico da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, que faz parte o fundador da prova, Ricardo Fernandes, subchefe de primeira classe, da que é a terceira corporação de bombeiros mais antiga de Portugal.

José Sousa, da ADN – Eventos Desportivos, foi outro dos fundadores que marcou presença na apresentação da prova, assim como Eduarda Gomes, a presidente da Associação Família de Elite, que destacou o apoio essencial de todos os patrocinadores.

Os principais patrocinadores são a MAN, através de Paulo Barbosa, desde a primeira edição, a LAVORO, por intermédio de Rui Silva e Ana Oliveira, a segunda vez, e a MY CREDIT, representadas por Andreia Freitas e Daniela Martins, a primeira vez.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x