Um grupo de 67 bombeiros de todas as corporações da sub-região do Ave estão a apoiar o combate aos fogos na região Centro.
Segundo o comandante do Comando Subregional do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Rui Costa, “neste momento temos nessa região um total de 67 elementos, divididos por um grupo de combate em Cinfães, um grupo de ambulâncias em Sátão e uma equipa de posto de comando em Sernancelhe”, participando ativamente nas operações.
“Estão envolvidos todos os Corpos de Bombeiros da Subregião do Ave da ANEPC”, acrescentou o comandante Rui Costa a O MINHO, a propósito deste reforço operacional com meios oriundos de vários pontos do país, para a zona central de Portugal.
“Espírito de cooperação”
Uma das corporações destacadas neste contingente é a de Vizela, que enviou 14 bombeiros e apoiados por quatro viaturas.
“Neste espírito de cooperação e interajuda que nos caracteriza e fortalece, agradecemos a dedicação de todos, em particular da Brigada do nosso Corpo de Bombeiros”, escreveu a corporação numa publicação na sua página de Facebook, na qual mostra a saída dos seus operacionais.
Entretanto, o vereador da Proteção Civil da Câmara de Braga, Altino Bessa, revelou que foi hoje enviado um camião de combate a incêndios e uma ambulância dos Bombeiros Sapadores para ajudar no combater aos incêndios de Sátão e Sernancelhe.
“Nestes momentos de grande desespero das populações dissemos ‘presente'”, escreveu o autarca nas redes sociais.
Às 17:00 de hoje, segundo um balanço da Proteção Civil, 3.023 operacionais, 1.000 veículos e 26 meios aéreos combatiam incêndios de grandes dimensões nas Beiras e Serra da Estrela, em Viseu, Dão-Lafões, Arganil, Cinfães, Lousã, Portalegre, Guarda, Freixo de Espada à Cinta, Sabugal e Figueiró dos Vinhos.
Com Pedro Luís Silva
Notícia atualizada às 20h45 com mais informação.