Seguir o O MINHO

Braga

51 pessoas recuperaram da covid-19 no concelho de Braga em 24 horas

Pandemia

em

Foto: DR

O concelho de Braga regista 233 casos de infeção ativa pelo novo coronavírus.


Estes dados, apurados por O MINHO junto de fonte local da saúde, foram atualizados às 18:00 de segunda-feira.

O concelho regista 1.484 casos de recuperações do SARS CoV-2 desde o início da pandemia, mais 51 do que no domingo.

Em termos acumulados, são já 1.791 casos de pessoas infetadas com a doença.

Lamentam-se ainda 74 óbitos, número que permanece igual desde o passado dia 16 de junho.

O número de pessoas em isolamento sob vigilância da autoridade de saúde é de 293.

Anúncio

Braga

Empresa de Braga cria “caixa” que elimina vírus do calçado e vestuário

Covid-19

em

Foto: DR

Uma empresa de Braga desenvolveu um equipamento para a esterilização de calçado, vestuário e outros materiais capaz de eliminar o vírus SARS-CoV-2, responsável pela covid-19, anunciou hoje a InvestBraga.

Em comunicado, a InvestBraga acrescenta que o equipamento “tem um grau de confiabilidade e eficácia muito próximo dos 100 por cento”.

Denominado GermiSafe BOX 54 e criado pela empresa Thermopista, o equipamento foi acompanhado e testado em parceria com o Departamento de Física e o Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho.

Citado no comunicado, o CEO da Thermopista, Rui Folha, refere que se trata de um equipamento “inovador, único, eficiente e com uma eficácia muito próxima dos 100%, permitindo eliminar por completo bactérias, vírus ou fungos que se agarram a calçado, roupas, máscaras ou outros objetos”.

Aquela caixa de esterilização tecnologicamente avançada, desenvolvida durante a pandemia, tem também como objetivo garantir a eliminação de vírus SARS-CoV-2, entre outros.

Todo o processo é realizado em menos de cinco minutos através de desinfeção por radiação ultravioleta.

O GermiSafe BOX 54 é fruto de um projeto de investigação da Thermopista, sediada no Parque Industrial de Celeirós, que aposta há doze anos na inovação e desenvolvimento de equipamentos eletrónicos de alto rendimento, em colaboração com o Centro de Física e o Centro de Engenharia Biológica da UMinho.

A InvestBraga atua como o braço económico do município e tem como missão promover o desenvolvimento económico da região.

Através da atração de investimento e de empreendedores, e com a inovação como um dos seus fios condutores, a agência aposta na credibilização do município enquanto parceiro de negócio junto de investidores nacionais e internacionais.

Assume como missão colocar Braga no mapa do investimento, do empreendedorismo e da inovação.

Continuar a ler

Braga

Braga cancela oito concertos por causa do aumento de casos de covid-19

Pandemia

em

Foto: DR

O município de Braga anunciou esta sexta-feira o cancelamento de oito concertos agendados para a segunda quinzena de outubro, face ao agravamento da situação epidemiológica no concelho.

Em comunicado, a autarquia refere que o cancelamento destes eventos surge também por “respeito às normas emitidas pelas autoridades de saúde e proteção civil”.

Os concertos em causa estavam englobados nos ciclos de concertos comentados e de música de Câmara, a decorrer em vários espaços culturais do concelho.

No entanto, há ainda a possibilidade de os mesmos se realizarem noutro contexto, com transmissão através das redes sociais, mas essa hipótese está a inda a ser estudada pela autarquia.

Eventos cancelados

Concerto Comentados, pela Sinfonietta de Braga
16 de outubro | 21:30 | Museu dos Biscainhos
17 de outubro | 21:30 | Auditório da Junta de Freguesia de Guisande
18 de outubro | 17:00 | Igreja Paroquial de Crespos
23 de outubro | 21:30 | Auditório da Junta de Freguesia de Dume
24 de outubro | 21:30 | Auditório da Junta de S. Lucrécia de Algeriz
25 de outubro | 17:00 | Polivalente de Sobreposta

Temporada de Música de Câmara
17 de outubro | 19:00 | Quintetos de Clarinetes (Obras de W. A. Mozart e J. Brahms) | Basílica dos Congregados
31 de outubro | 19:00 | Trios com Piano (Obras de L. van Beethoven e J. Brahms) | Basílica dos Congregados

Continuar a ler

Braga

Comerciantes do Mercado de Braga vão doar excedentes a famílias carenciadas

Solidariedade

em

Foto: Divulgação / CM Braga

Os comerciantes do Mercado Municipal de Braga vão doar os excedentes diários a famílias mais carenciadas, no âmbito do projeto “Casa Solidária”, anunciou hoje a autarquia local.

Em comunicado, a Câmara de Braga nota que “o desperdício alimentar constitui um grave problema à escala mundial” e que, nesse sentido, é fundamental “recorrer a diversas estratégias”.

“Nesta conjuntura surge o projeto ‘Casa Solidária’ desenvolvido pelo Município de Braga, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação que se assinala esta sexta-feira, 16 de outubro, e que envolveu a concepção e implementação de uma parceria ao projecto ‘Virar a Página’, iniciativa esta que nasceu na véspera da declaração do estado de emergência devido à covid-19 e da necessidade sentida junto de pessoas e organizações de apoiar famílias que, de forma muito repentina, ficaram desprovidas de recursos.

Foto: Divulgação / CM Braga

“Numa altura em que são servidas mais de cinco mil refeições semanais e sendo a única resposta existente no concelho durante todos os dias da semana, a autarquia bracarense lançou o desafio aos vários vendedores do Mercado Municipal para que doem os seus excedentes para que mais famílias de Braga possam ter em suas casas os bens de primeira necessidade”, esclarece a Câmara.

Para Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara de Braga, “este é um dos projetos mais gratificantes que o Município abraça”.

Foto: Divulgação / CM Braga

Foto: Divulgação / CM Braga

“Pretendemos que mais vendedores do Mercado Municipal ou outros comerciantes do concelho se associam a esta causa”, refere, esperando que esta iniciativa seja replicada em outros municípios de forma a “ajudar quem mais precisa e, simultaneamente combater o desperdício alimentar”.

Os comerciantes interessados em aderir a esta causa, poderão contactar o Município de Braga através do endereço [email protected]

Continuar a ler

Populares