Seguir o O MINHO

Desporto

Maior solta da Europa: Pombo de Fafe foi o mais rápido a chegar ao Minho (voou 681 quilómetros)

Columbofilia

em

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Um dos pombos de Fernando Manuel Oliveira, columbófilo de Fafe, foi o primeiro a chegar à zona do Minho, durante a prova de fundo da Federação Portuguesa de Columbofilia, cruzando os céus ibéricos sem perder fidelidade ao próprio ninho.

Foram quase 61 mil pombos-correios de competição que integraram hoje a maior solta da Europa, entre os quais a ave do fafense, que desde criança é “amante de pombos”.

Este pombo, que não tem nome, fez a distancia de 681,7 quilómetros desde Valência até Serafão, em Fafe.

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Foto: Ivo Borges / O MINHO 

Fafe conta atualmente com 35 columbófilos inscritos na associação, com cerca de 6 mil pombos.

Para Joaquim Ribeiro, presidente da Associação Columbófila Distrital de Braga, este foi um “grande feito” para o distrito, disse a O MINHO: “Elogio o senhor Fernando no sentido em que este foi um grande feito para toda a região, pois realmente temos um pombo entre os melhores dos portugueses”.

O dirigente explica que esta é “a prova rainha” para os columbófilos: “Digamos que é o topo da columbofilia, onde surgem os pombos mais resistentes, que fazem mais quilómetros. E a nível nacional, é a mais importante”.

O pombo de Fafe ficou em 51.º lugar da tabela, entre cerca de 61 mil. Os pombos mais rápidos estão na sua grande maioria no Alentejo, onde a distância era menor.

Populares