Maior frota de autocarros elétricos do país arranca amanhã em Guimarães

Mobilidade

A frota de 80 autocarros da Guimabus começa a funcionar a partir deste sábado, primeiro dia do ano 2022, em Guimarães. 22 dos veículos são elétricos, o que representa a maior frota deste tipo no país. O primeiro dia é gratuito para os utentes e será assinalado com uma viagem simbólica na Linha 3 que contará com a presença de autarcas.

De acordo com uma publicação da Câmara de Guimarães, “a frota disponibiliza acesso à Internet a bordo e está totalmente preparada para receber utentes com mobilidade reduzida”.

Com 110 motoristas, a Guimabus vai gerir uma rede com uma extensão de 242,8 quilómetros um total de 66 linhas que representam um aumento da oferta de transportes públicos de passageiros em cerca de 30 por cento.

De acordo com a publicação, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, e a vereadora Sofia Ferreira, visitaram esta sexta-feira a frota da nova Concessão de Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros.

“O CEO da Guimabus, Fernando Salgado, realça que a relação com os clientes é outra das grandes mudanças: com um site (www.guimabus.pt), uma aplicação para telemóveis e presença diária nas redes sociais, numa comunicação próxima e direta”, destaca a autarquia.

Fundada em 30 de outubro de 2020, a Guimabus é uma empresa vimaranense que integra o Grupo Vale do Ave Transportes, com sede em Serzedelo, concelho de Guimarães.

Em 2020 venceu o concurso público internacional lançado pelo Município de Guimarães para a concessão do serviço de transporte coletivo de passageiros no concelho vimaranense, com efeitos a partir de 01 de janeiro de 2022 e por um período de 10 anos.

Com 134 colaboradores, a Guimass dispõe de uma frota de 80 autocarros, 22 dos quais movidos a energia elétrica.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados