Seguir o O MINHO

Guimarães

Maior freguesia de Guimarães escolhida para sondagem à boca das urnas

Mas os resultados de Creixomil foram muito diferentes dos nacionais

em

Foto: Rui Dias / O MINHO

A freguesia de Creixomil, em Guimarães, foi uma das escolhidas pela Intercampus para realizar a sondagem à boca das urnas que permitiu divulgar as primeiras previsões, logo após o encerramento das mesas de voto nos Açores, às 20:00 do continente. Todavia, a julgar pelos resultados da maior freguesia vimaranense ninguém poderia esperar o resultado final nacional.

A sondagem da Intercampus, para CM/CMTV/Jornal Negócios, foi realizada no dia das eleições, à saída dos locais de voto, com o objetivo de identificar o resultado da votação para as eleições Legislativas em 2022. Os entrevistadores da Intercampus presentes em Creixomil pediam a um em cada seis eleitores que repetissem o voto numas urnas colocadas para o efeito à saída do circuito montado na Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques. Ao todo, a amostra da Intercampus foi composta por 23.848 entrevistas, recolhidas em 28 freguesias de 14 distritos de Portugal.

Em Creixomil, ganhou o PSD com 37,49%, à frente do PS, com 35,4%. O IL foi a terceira força mais votada com 6,35% e o Chega surgiu em quarto lugar com 5,66%. A CDU teve 5,08% e o BE 4,09%, o PAN recolheu 1,26% e o Livre 1,01% e estas foram todas as forças com votações acima de 1%. Na maior freguesia de Guimarães, votaram 5.969 eleitores dos 8.675 inscritos, uma participação de 68,81%, claramente superior aos 57,96% do país.

Foto: Rui Dias / O MINHO

Ou seja, a votação em Creixomil esteve alinhada com as últimas sondagens que davam uma votação muito aproximada entre PSD e PS.

Foto: Rui Dias / O MINHO

Na freguesia de Creixomil, contudo, os resultados foram muito diferentes do todo nacional. Esta sondagem, publicada logo após o encerramento das urnas, projetava a vitória do PS com entre 108 e 120 deputados e dava ao PSD entre 77 e 89 parlamentares, ao Chega de seis a 12 e para o Iniciativa Liberal os mesmos números. Ainda de acordo com esta sondagem da Intercampus o Bloco de Esquerda (BE) elegeria entre 4 e 10 deputados (2,4%-6,4%) e a CDU poderia eleger entre 3 e 9 parlamentares (2,5%-6,5%).

EM FOCO

Populares