Seguir o O MINHO

Alto Minho

Maestro de Caminha volta a ser distinguido internacionalmente. Medalha de ouro na Rússia

Com a Filarmónica Artística Pombalense

em

O maestro Lourenço Cruz, de Caminha, voltou a ser premiado internacionalmente, desta vez com a Filarmónica Artística Pombalense (FAP), no Concurso Internacional de Música de Moscovo, na Rússia. O músico e a Filarmónica, que dirige desde setembro passado, ganharam o Primeiro Prémio e Medalha de Ouro naquela competição, onde participaram mais de 150 formações de 26 países.

Em declarações a O MINHO, Lourenço Cruz frisa que a importância desta distinção prende-se com o facto de o seu trabalho ser avaliado por “um júri, que neste caso é internacional e com bastante reconhecimento no mundo da música”. E também, acrescenta, “por outro lado, a FAP conta com uns excelentes músicos, então há que divulgar e dar a conhecê-los, ainda mais nesta fase menos boa que estamos a viver, devido á situação pandémica”.

Com as formações musicais paradas há mais de um ano, devido à pandemia de covid-19, o maestro procurou alternativas para manter viva a atividade musical e a motivação dos seus músicos.

Lourenço Cruz salienta que “todos os concursos são importantes, e neste caso, é mundial, contou com mais de 160 formações de 26 países”. O prémio é, por isso, “importante, para a FAP, para o Município de Pombal e muito motivante para os músicos”.

“Nenhum concurso é melhor que outro há que encará-los com humildade, respeito e fazer o seu melhor”, acrescenta o maestro que começou o seu trabalho na FAP e na Academia de Artes da FAP em Pombal como Diretor Artístico e Coordenador Pedagógico em setembro de 2020.

Lourenço Cruz nasceu em França, filho de pais emigrantes, naturais de Lanhelas, em Caminha. Com quatro anos veio para Portugal. Atualmente reside em Viana do Castelo.

Recorde-se que Lourenço Cruz conquistou, em julho do ano passado, o prémio de voto do público e foi o melhor classificado português no 28.º World Music Competition (Concurso Mundial de Música), na categoria de direção de orquestra.

Populares