Seguir o O MINHO

Caminha

Maestro de Caminha vence primeiro prémio e medalha de ouro em concurso internacional

Competição em Espanha

em

Foto: Divulgação

O maestro Lourenço Cruz, de Lanhelas, Caminha, foi o grande vencedor do Concurso Internacional de Direção de Orquestra, inserido no Workshop de Música Sacra 2019, que decorreu entre os dias 8 e 13 de abril, na localidade de Villena, em Alicante, Espanha.

Com este prémio, Lourenço Cruz vai dirigir várias orquestras em Bielorrússia.

Após uma semana intensa de formação e realização de provas, supervisionadas pelos Maestros Gerardo Estrada (Orquestra da Rádio e Televisão de Bielorrússia), Yuri Galyas (Orquestra Sinfónica do Teatro de Bielorrússia) e Isidro Alemañ ( Orquestra Sinfónica de Villena), os nove concorrentes oriundos das várias partes do mundo (Colômbia, Costa Rica, Equador, Venezuela, Itália, Espanha e Portugal) tiveram que prestar provas nas diferentes áreas da Direção Orquestral.

Os maestros demonstraram as suas capacidades em como interagir com uma Orquestra; detetar e solucionar falhas musicais; realizar concertos; planear e organizar ensaios orquestrais, entre outras atividades.

Todos esses parâmetros foram alvo de uma avaliação contínua por parte de um júri e submetidos a um processo de votação entre o concertino, os solistas e da própria Orquestra Sinfónica de Villena.

O resultado final do concurso foi o seguinte:

1º Prémio e Medalha de Ouro atribuído ao Maestro Lourenço Cruz (Portugal);

2º Prémio e Medalho de Prata concedido ao Maestro Joaquim de la Cuesta (Espanha);

3º Prémio e Medalha de Bronze atribuído ao Maestro Cristóbal Quirós (Espanha).

Prémio especial da Orquestra concedido ao Maestro César Baldonimo ( Colômbia).

Prémio Jovem Promessa, o Maestro Manuel Jurado (Venezuela).

Populares