Lula reúne-se com empresários em Matosinhos, mas não deve vir a Braga

Presidente do Brasil vai cumprir agenda de três dias

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai estar no Norte durante a sua visita a Portugal, mas não vai a Braga, como chegou a ser cogitado e especulado nas redes sociais.

Está programada uma visita a Matosinhos, onde Lula da Silva vai participar no Fórum Empresarial Portugal – Brasil, num encontro com empresários que também vai contar com a presença do primeiro-ministro António Costa.

Neste evento, vai estar presente o representante em Braga da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), uma instituição brasileira que estimula e ajuda empresas daquele país ingressarem em outros países.

“Para a Funcex, a visita do Presidente Lula a Portugal neste momento é uma demonstração de que as relações entre Brasil e Portugal serão cada vez mais valorizadas e ampliadas. Diversas dinâmicas e projetos já estão a ser desenvolvidos pela Funcex neste sentido”, disse Bruno Gutman, representante da Funcex em Braga.

Lula da Silva chega a Lisboa na sexta-feira para uma agenda de três dias, além do domingo, com uma programação privada.

No sábado, Lula vai ser recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, e vai levar flores para o túmulo de Luís de Camões. No mesmo dia, vai almoçar com António Costa.

Na terça-feira, 25 de Abril, o presidente do Brasil vai receber uma sessão solene de boas-vindas, que tem início marcado para as 10:00 e contará com intervenções do presidente do Brasil e do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

De seguida, está previsto um momento para apresentação de cumprimentos.

Durante a viagem, Lula pretende retomar as relações com os países europeus, que segundo ele, ficaram conturbadas durante o mandato de Jair Bolsonaro.

Segundo o jornal O Globo, Lula vai anunciar diversos acordos em diferentes áreas, tais como cooperação entre as agências espaciais dos dois países, pesquisas científicas, energia, geologia, mineração, saúde e turismo, além do reconhecimento dos diplomas de cidadãos brasileiros que residem em Portugal.

Outra atividade de Lula em Portugal será a assinatura do diploma do Prémio Camões, concedido em 2019 ao cantor Chico Buarque, que não foi assinado por Bolsonaro.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados