Luís Soares, de Guimaraes, apresentou ontem a candidatura à Federação Distrital do PS de Braga, com um “compromisso para reconquistar o partido e recuperar a confiança dos cidadãos”. As eleições estão marcadas para setembro.
Antero Barbosa e Isabel Costa são os mandatários da candidatura e Hugo Pires coordena o programa eleitoral.
Luís Soares, até bem pouco tempo vice-presidente da bancada do PS no Parlamento, prometeu “compromisso, disponibilidade e respeito pela história e pelos órgãos do partido”.
Para isso garantiu “total foco no trabalho da Federação, adiantando mesmo que não será candidato nas próximas eleições autárquicas”.
Luís Soares defendeu ainda um “partido onde o compromisso e a palavra sejam garantia para os cidadãos”, numa alusão crítica à atual direção política do Partido Socialista em Braga, liderada por Frederico Castro, autarca da Póvoa de Lanhoso.
“Não é possível os cidadãos confiarem no PS se os nossos dirigentes não honrarem os seus compromissos”, disse.
Luís Soares assegurou, ainda, que esta candidatura valorizará e respeitará os militantes e as decisões dos órgãos do Partido: “Se o PS no Distrito quer recuperar a confiança dos cidadãos, tem mesmo de trabalhar. Reunir os seus órgãos semanalmente, envolver os militantes e respeitar as suas decisões e as decisões das estruturas da Juventude Socialista e das Mulheres Socialistas.”
Luís Soares diz contar com “apoios em todas as Concelhias do PS, com o apoio de autarcas municipais e de freguesia nos diversos concelhos” e que “tem ainda apoio de antigos presidentes e dirigentes da Federação de que são exemplo Parcídio Summavielle, Artur Lopes, António Reis, Joaquim Barreto, Fernando Moniz, Mesquita Machado, e Palmira Maciel”.
As eleições terão lugar no final do mês de setembro e constituem-se, segundo Luís Soares, como “uma oportunidade para reconquistar a confiança dos cidadãos.”