Seguir o O MINHO

Região

Autarcas de Paredes de Coura e Arcos de Valdevez em lugares de destaque no Turismo do Porto e Norte

Vítor Paulo Pereira fará parte da comissão executiva e João Esteves presidente da Assembleia-Geral

em

Foto: Divulgação

Em nome da coesão regional e da importância do setor do Turismo para a economia da região norte, as duas candidaturas às eleições da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal chegaram a um acordo em reunião ocorrida ontem ao final do dia e Luís Pedro Martins será o único candidato à presidência da TPNP.

Luís Pedro Martins irá ser eleito presidente da entidade de Turismo. Foto: DR

Assim, esta lista, liderada por Luís Pedro Martins, mantém, como candidato a Vice-Presidente, Inácio Ribeiro e, como Vogal à Comissão Executiva, Vítor Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura. João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, é o candidato a Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Ângelo Manuel Moura, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, é o candidato a Secretário da Mesa da Assembleia Geral. Para o Conselho de Marketing estão propostos a AETUR, Município de Macedo de Cavaleiros, Termas de Vizela, HT Douro, Invest Braga, Taipas Turitermas e Associação de Comerciantes do Porto.

Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura. Foto: DR/Arquivo

Do entendimento alcançado entre as duas candidaturas, e que contou com a participação de Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da TPNP, resultou a concordância de cooptar para a comissão executiva, após o ato eleitoral, a AHRESP, uma das entidades Privadas que integra a TPNP.

João Esteves (à esquerda), presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Foto: DR

Num futuro próximo, será criado um Conselho Consultivo, para o qual já estão convidadas diversas personalidades da região, contando Luís Pedro Martins com a disponibilidade de Júlio Meirinhos para integrar este órgão.

Estão assim criadas as condições para defender os superiores interesses da TPNP, entidade vital para a prosperidade económica da região e do País e fica provado, uma vez mais, que os agentes envolvidos neste processo colocam a defesa do Turismo do Porto e Norte de Portugal acima de quaisquer outros interesses.

A eleição decorrerá no próximo dia 18 de janeiro, na sede da TPNP, em Viana do Castelo, entre as 14h00 e as 18h00.

Anúncio

Braga

Final de tarde de domingo é com Jazz internacional no centro de Braga

No maison826

em

Foto: DR / Arquivo

Wiz Trio, grupo dedicado ao Jazz, vai atuar, ao final da tarde do próximo domingo, num bar situado em Braga, proporcionando um entardecer cultural alternativo no centro da cidade.

Composto pelo português José Pedro Coelho (saxofone tenor), o britânico Wilfred Wilde (guitarra elétrica) e o espanhol Iago Fernandez (bateria), este trio garante uma “fenomenal acontecimento mágico” na relação entre os três músicos que o compõe.

“Três cúmplices de longa data numa viagem musical una, percorrida de forma livre e espontânea, em equilíbrio entre a tradição jazzística e música original”, aponta a descrição do espetáculo, marcado para as 18:00 horas, no bar maison826.

 

Os bilhetes custam 5 euros (2,50 para sócios), com a reserva a ser feita através do contacto telefónico 253 610 300.

O maison826 foi (re)inaugurado, no novo espaço, a 07 de janeiro. Estava instalado anteriormente num edifício junto à Sé de Braga e pretende promover artes culturais e alternativas na cidade.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães dá 15 mil euros em prémio que homenageia D. Afonso, “príncipe da Beira”

Na área das ciências biomédicas

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

O Duque de Bragança, através da Fundação D. Manuel II, a Universidade do Minho e o Município de Guimarães instituíram o Prémio Príncipe da Beira Ciências Biomédicas, no valor de 15 mil euros, foi hoje anunciado.

Este galardão visa distinguir um investigador de excelência na área das ciências biomédicas, com menos de 40 anos de idade, pretendendo apoiar o seu plano de pós-graduação a realizar numa instituição de I&D nacional ou estrangeira.

Em nota enviada à imprensa, é referido que a iniciativa tem como objetivo primordial “premiar anualmente a excelência da investigação e contribuir para abrir novos caminhos na investigação aplicada e ética no domínio das ciências biomédicas”.

“Pretende também colaborar para o desenvolvimento de terapias avançadas e impulsionar o desenvolvimento de uma nova geração de investigadores com formação focada naquela área científica”, aponta a mesma nota.

Foi admitido a concurso um único plano de trabalho por candidato, o qual deveria ser executado por um período mínimo de um ano e ser enquadrado nos estudos pós-graduados, nomeadamente de doutoramento.

O júri incluiu personalidades e cientistas de mérito, como Manuel Braga da Cruz, Rui L. Reis, Miguel Oliveira, Adalberto Neiva de Oliveira, Adelina Paula Pinto e António Ferreira.

Depois de analisadas 44 candidaturas, a cerimónia de entrega do Prémio Príncipe da Beira em Ciências Biomédicas 2019 terá lugar no dia 4 de fevereiro 2020, pelas 12:00, no Salão Nobre da Câmara de Guimarães.

A cerimónia conta com a presença de representantes de todas as entidades envolvidas, nomeadamente da Universidade do Minho, da Câmara de Guimarães e ainda da Fundação D. Manuel II, contando ainda com a presença de D. Afonso, Príncipe da Beira, que entregará o prémio.

Continuar a ler

Braga

Hospital de Braga recebeu “figuras de referência” da Anestesiologia nacional e internacional

Evento decorreu em simultâneo em 35 cidades internacionais

em

Foto: Divulgação / Hospital de Braga

O Hospital de Braga recebeu, no passado sábado, a 3.ª edição do evento comemorativo do Dia Europeu da Anestesiologia Regional, que se realizou pela primeira vez em Braga, anunciou esta terça-feira aquela unidade hospitalar.

Em comunicado, é apontado que o evento, que reuniu figuras de referência nacionais e internacionais da área da Anestesiologia, pretendeu ser “um espaço de partilha de informação relevante e atual permitindo, desta forma, a atualização de conhecimento, com vista à melhoria e maior uniformidade na qualidade do tratamento da dor e do nível de cuidados anestésicos prestados aos doentes”.

A iniciativa, organizada pela Sociedade Europeia de Anestesiologia Regional e pelo Clube de Anestesia Regional (CAR/ESRA Portugal), decorreu em simultâneo em 35 cidades de 13 países europeus. Foi dirigida a médicos especialistas e internos de Anestesiologia, abordou temas fulcrais da área da Anestesia regional através de várias palestras, mesas redondas e workshops.

Foram, ainda, transmitidos em simultâneo, nas várias cidades europeias, podcasts da autoria de oradores internacionais de referência na área da Anestesiologia.

O balanço desta iniciativa foi “unânime entre participantes e organizadores locais, que destacaram o conceito inovador deste modelo de formação em que, em tempo real peritos da Anestesiologia Europeia levam a formação até aos formandos na sua cidade”, vinca a mesma nota.

Para além de Braga, a única cidade portuguesa envolvida, esta comemoração decorreu também noutras cidades europeias na Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Itália, Países Baixos, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suíça e Turquia.

Continuar a ler

Populares