O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, considera que a Romaria d’Agonia atrai “um número crescente de pessoas, sempre superior a 1 milhão de visitantes”, porque “é feita com o melhor que temos para oferecer: amor pelas tradições e respeito por aquilo que nos distingue e nos torna vianenses”.
Numa mensagem a propósito da tradicional festividade, que se realiza de 12 a 20 de agosto, o autarca salienta que, neste mês, “o coração bate mais forte”. “Se Viana é Amor, agosto é o mês em que amamos de forma mais fervilhante, em que sentimos a chieira à flor da pele, em que nos arrepiamos vezes sem conta. Está a chegar a Romaria d’Agonia, a rainha das romarias, a maior de Portugal”, escreve.
Luís Nobre nota que “o programa foi alargado para nos permitir desfrutar da festa durante mais tempo, para que os diferentes momentos sejam acompanhados com a calma e o cuidado que merecem”. E acrescenta: “A nossa Romaria não é só para ser vivida, mas também para ser sentida e levada no coração. É feita de pessoas, de memórias, de fé, devoção, de emoção e alegria, de usos e costumes, de identidade e tradição”.
“Esta é uma festividade preparada com a prata da casa, com Viana no coração de quem vive esta terra, este mar, este rio, estas serras e montanhas, estas tradições misturadas com modernidade. Aquela que é a nossa festa maior assume-se como um momento singular para todos nós. A Romaria D’Agonia, com alma e jeito de Ribeira, é a nossa derradeira homenagem coletiva à padroeira dos pescadores. Por isso mesmo, a genuinidade e o sentimento que as gentes do mar colocam nos diversos momentos que preenchem a programação da Romaria são emocionantes e marcam todos aqueles que passam por Viana do Castelo por estes dias”, pode ler-se.
O presidente da Câmara sublinha que “é um privilégio ver as ruas cheias de gente apaixonada por Viana do Castelo”. “Somos uma cidade verdadeiramente acolhedora e a Romaria d’Agonia é o nosso abraço a todos aqueles que, nestes dias, visitam o nosso concelho”, vinca.
“O traje à vianesa, as centenas de mordomas carregadas de ouro, o Cortejo Histórico e Etnográfico, a Procissão Solene, a grandiosa e arrepiante Procissão ao Mar, os momentos de fé, o arraial espontâneo, o folclore, os gigantones e cabeçudos, os bombos e as bandas filarmónicas, os desfiles, os feirões, as exposições, o artesanato, a alegria e o entusiasmo prometem, mais uma vez, engrandecer Viana do Castelo”, refere a mensagem.
Luís Nobre agradecei, ainda, “a todos aqueles que organizam e preparam a nossa Romaria de forma altruísta e abnegada, dando o melhor de si em benefício de todos. O carinho e o cuidado com que se entregam à preparação das nossas festas são reconhecidos por todos os vianenses e, em nome do Município, expresso o meu mais profundo agradecimento”.
“Desejo uma excelente Romaria a todos os que nela participam, a todos os vianenses e aos milhares de forasteiros que nos visitam. Acredito que fazer parte das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia vá ser, como sempre é, uma experiência inolvidável e que o esperado milhão de visitantes se transforme num verdadeiro embaixador da nossa cultura e de Viana do Castelo. A todos, votos de uma boa romaria”, conclui.