Luís Nobre (PS) promete concluir escola profissional de música de Viana

Eleições autárquicas 2021

O candidato do PS à Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu hoje que há condições para o município apoiar a conclusão da obra da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) no próximo mandato, através de uma candidatura a fundos comunitários.

A ARTEAM, atual designação da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC), iniciou a sua atividade em setembro de 1992, sendo tutelada pela Fundação Átrio da Música, criada para esse efeito em novembro de 1999. Começou a ser desenhada em 1979 mas as obras só ficaram concluídas em 2000.

“A nossa relação com este projeto não é de agora. Mas agora temos condições para avançar para a última fase, através de uma candidatura a fundos comunitários que está a ser preparada, foi esse o compromisso que deixei aqui”, comprometeu Luís Nobre, citado em comunicado, apontando a “falta de espaços” na escola.

De acordo com o candidato, os espaços da escola são “insuficientes e alguns estão distribuídos pela cidade”, mostrando que as obras do passado não foram suficientes para acompanhar a procura por aquele ensino de cariz cultural.

Nobre relembra que a requalificação da escola é uma das 48 medidas anunciadas para 48 meses de mandato a cumprir caso seja eleito.

O candidato esteve esta quarta-feira com o Conselho de Administração da Fundação Átrio da Música (FAM) e com a Direção Pedagógica da ARTEAM, e ‘acenou’ com os fundos comunitários para poder avançar para uma etapa final da empreitada iniciada há tantos anos.

“Os fundos comunitários vão dar-nos condições para concluir esta obra. Iremos empenhar-nos porque sabemos da importância desta escola para a formação musical em Viana do Castelo”, assegurou.

O atual vereador socialista garante ainda que o edifício terá mais salas e o desejado auditório, “porque as condições atuais já não são suficientes para aulas, ensaios e audições”.

O candidato considerou como “extremamente importante” o papel da Fundação Átrio da Música na educação no concelho de Viana: “É de uma importância estrutural na nossa aposta na música, na formação das crianças e jovens, e pelo destaque nacional e internacional que tem alcançado”.

Nos últimos 30 anos, a ARTEAM formou mais de 400 alunos como instrumentistas, docentes, entre outros. A escola ministra o curso básico de Instrumento (equivalente ao 9.º ano de escolaridade) e os cursos de Instrumentista de Cordas e de Tecla e de Instrumentista de Sopro e Percussão (equivalentes ao 12.º ano de escolaridade) e tem especialidades como violino, viola d’arco, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, percussão, guitarra ou piano.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x