Seguir o O MINHO

País

Luís Montenegro é o novo presidente do PSD

Moreira da Silva venceu em Barcelos e Ponte de Lima

em

Foto: PSD Ponte da Barca

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

“Declara-se neste momento Luís Montenegro presidente eleito do PSD e que assumirá funções no próximo congresso”, anunciou o presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do partido, Paulo Colaço, numa declaração na sede do PSD, em Lisboa.

Segundo os resultados provisórios anunciados, Luís Montenegro alcançou 73% dos votos e Jorge Moreira da Silva 27%, com a abstenção nesta altura a rondar os 35%.

Fonte: PSD

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro e o antigo vice-presidente Jorge Moreira da Silva disputaram hoje a presidência do partido em eleições diretas em que podiam votar mais de 44 mil militantes.

Entre as grandes concelhias, o antigo líder parlamentar venceu em todas as que já fecharam oficialmente: Gaia (69%), Vila Verde (88%), Cascais (74%), Maia (69%), Famalicão (77%) e Braga (65%).

No distrito de Braga, Montenegro conquistou 2.533 votos contra 1.270 de Jorge Moreira da Silva, que venceu apenas no concelho de Barcelos.

(Vitória de Luís Montenegro a laranja claro; Jorge Moreira da Silva a laranja escuro. Verde: empate de votos). Fonte: PSD

Antes dos resultados oficiais serem divulgados, já Hugo Soares, antigo líder parlamentar e ex-presidente da concelhia de Braga do PSD, comentava a vitória à rádio Observador: “(…) pelos resultados que têm sido conhecidos este será um resultado esclarecedor”.

Apesar de ainda não serem conhecidos os resultados de todos os concelhos no distrito de Braga, sabe-se que em Barcelos, Jorge Moreira da Silva foi o vencedor, com 523 votos, um pouco contra-corrente do resto do país. Para isso terá contribuído o deputado Carlos Eduardo Reis, que foi diretor de campanha do famalicense. Já Luís Montenegro angariou 440 votos na ‘terra do galo’. Em Vila Verde, Montenegro ‘arrasou’, conquistando 502 votos, contra 68 de Moreira da Silva.

Distrito de Viana – Moreira da Silva só venceu em Ponte de Lima

No distrito de Viana do Castelo, Montenegro conquistou um total de 602 votos. Jorge Moreira da Silva apenas angariou 158 votos, de acordo com os resultados finais divulgados pela distrital.

O antigo líder parlamentar do PSD conseguiu vitórias em oito dos dez concelhos do Alto Minho, com votações bastante expressivas em Arcos de Valdevez e Ponte da Barca. Já Moreira da Silva apenas venceu em Ponte de Lima. Os candidatos empataram, com 90 votos, no concelho de Viana do Castelo.

Resultados no distrito de Viana do Castelo

Arcos de Valdevez: Luís Montenegro 256 / Jorge Moreira da Silva 48
Caminha: Luís Montenegro 21 / Jorge Moreira da Silva 4
Melgaço: Luís Montenegro 11 / Jorge Moreira da Silva 5
Monção: Luís Montenegro 26 / Jorge Moreira da Silva 8
Paredes de Coura: Luís Montenegro 9 / Jorge Moreira da Silva 3
Ponte da Barca: Luís Montenegro 136 / Jorge Moreira da Silva 11
Ponte de Lima: Luís Montenegro 16 / Jorge Moreira da Silva 23
Viana do Castelo: Luís Montenegro 90 / Jorge Moreira da Silva 90
Valença: Luís Montenegro 30 / Jorge Moreira da Silva 10
Cerveira: Luís Montenegro 7 / Jorge Moreira da Silva 4

Populares