Luís Heitor Marinho é o candidato à presidência da Câmara de Celorico de Basto pela CDU (PCP/PEV), enquanto Manuel Mendes é o primeiro candidato à Assembleia Municipal, foi hoje anunciado.
“Urge priorizar e acelerar o desenvolvimento sustentável do concelho, apostando nos nossos recursos humanos qualificados, aproveitando e valorizando o nosso território, dando maior apoio e visibilidade a tudo o que de melhor se faz nos diversos setores de atividade, promovendo a coesão territorial, evitando desertificação”, refere o comunicado enviado pela candidatura.
Refere ainda que é “necessário rigor e critério na elaboração e operacionalização do orçamento municipal, garantindo por esta via, que sua execução seja eficiente e que a sua eficácia se reflita de forma positiva no dia-a-dia de todos os munícipes”.
“Trabalho, honestidade e competência dos eleitos para fazer de Celorico de Basto um Concelho onde seja possível a realização pessoal de todas e de todos os que cá crescem, estudam, trabalham e habitam, independentemente da sua origem, religião, ideologia e orientação sexual”, acrescenta.
A CDU aponta ainda que é “necessário criar condições infraestruturais para fazer deste Concelho um território agradável para viver, onde todos os celoricenses possam realizar as suas atividades económicas, sociais, culturais e desportivas”.
A coligação considera que “compete, em grande parte, aos responsáveis autárquicos propiciar aos seus munícipes a concretização dos seus anseios, designadamente, realização pessoal, profissional e bem-estar”.
E conclui: “Criar condições para que a velhice seja sinónimo de qualidade de vida , dignidade e humanismo. Zelar e proteger o meio ambiente, fazer uma boa gestão dos recursos naturais e do património cultural. Educar para o respeito pela natureza e pelos animais”.
Luís Heitor Marinho, candidato à Câmara
Luís Heitor Marinho tem 61 anos, é casado e reside em Fervença, Celorico de Basto, de onde é natural.
É professor na Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, militante do PCP, integra atualmente a Direção da Organização Regional de Braga do Partido Comunista Português.
Aceitou o desafio por acreditar que é “possível um maior incremento da qualidade de vida e do bem-estar dos Celoricenses assente no desenvolvimento económico, social e pessoal”.
Manuel Mendes, candidato à Assembleia Municipal

Manuel Mendes tem 61 anos, é casado e reside em Basto S. Clemente, Celorico de Basto, de onde é natural.
Exerce a sua profissão na área da pichelaria na empresa fundada e gerida pela família sediada em Basto S. Clemente de Celorico de Basto.
Em comunicado, refere que aceitou liderar a lista de candidatos à Assembleia Municipal pela CDU por ter a “forte convicção que só com trabalho, honestidade e competência se pode desempenhar o cargo para o qual se candidata. Acrescenta que muitos são os Celoricenses que reconhecem a sua seriedade e capacidade de trabalho”.