‘Lotaria’ das células convectivas na sexta-feira traz trovoada forte e granizo para o Minho

Previsão do modelo meteorológico europeu para sexta-feira à tarde. Fonte: ECMWF (via Windy)

É sempre uma lotaria. Esta sexta-feira, o Norte do país será afetado por uma intensificação de formação de células convectivas prontas a descarregar trovoada e aguaceiros fortes que também vão atingir a região do Minho.

A madrugada será já com alguns aguaceiros, esperando-se no entanto uma manhã com alguma nebulosidade, conforme adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Essas nuvens vão desenvolver-se verticalmente com condições para trovoada a partir do fim da manhã e início da tarde, e durante a tarde há condições para aguaceiros fortes acompanhados de trovoada e granizo. Só ao fim da tarde é que diminui essa probabilidade”, explicou a O MINHO Paula Leitão.

A meteorologista de serviço sublinha ainda que este “é um ciclo que vai seguir-se nos dias seguintes, com condições para aguaceiros mais frequentes durante a tarde”.

Embora se saiba que vai trovoar e chover no Minho, não se pode afirmar com exatidão os locais mais atingidos, uma vez que estes aguaceiros são resultantes de células convectivas que têm um ciclo de vida rápido e um raio de ação pequeno.

Paula Leitão nota que as células “formam-se e no local onde se formarem há essa precipitação forte e passado uma ou duas horas dissipam-se e acabou”.

Simplificando, “num sitio pode chover intensamente e 50 km ao lado não cai uma gota de água”.

A meteorologista avisa ainda que esta instabilidade “vai continuar no fim de semana e durante toda a próxima semana”, uma vez que “há condições para manter este ciclo de células convectivas, sempre durante a tarde”.

A concluir, diz Paula Leitão, o que aí vem são “manhãs de sol e tardes de trovoada”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x