Seguir o O MINHO

Braga

Longa-metragem sobre a Inquisição rodada em mosteiros de Braga e Amares

Mosteiros de Rendufe e Tibães

em

Foto: Divulgação

Os Mosteiros de Tibães, em Braga, e Rendufe, em Amares, são alguns dos locais onde decorre a realização das filmagens de um filme produzido pela Lightox a pedido da Comunidade Israelita do Porto, sobre a Inquisição da igreja católica.


Foto: Turismo.Norte

Foto: Turismo.Norte

staff do filme esteve recentemente a rodar em Tibães, Braga, como deu conta a Direção Regional de Cultura do Norte através das redes sociais, seguindo-se o mosteiro de Amares.

Ainda não se sabe muito sobre esta longa-metragem, apenas que se centra na chegada de José Monteiro de Noronha, visitador do Santo Ofício e vigário-geral em 1618, nos tempos da Inquisição ibérica.

De acordo com a Cultura.Norte, estas filmagens vão ainda decorrer no Mosteiro de Pombeiro [Felgueiras], no Mosteiro de Arouca e na Igreja do Mosteiro de Leça do Balio.

Anúncio

Braga

Serviços Farmacêuticos do Hospital de Braga têm nova câmara de fluxo laminar

Investimento de 7 mil euros

em

Foto: Divulgação / Hospital de Braga

O Hospital de Braga adquiriu uma nova câmara de fluxo laminar, num investimento que rondou os 7.000 euros, anunciou hoje a unidade hospitalar.

Em comunicado, o hospital refere que esta nova câmara, instalada nos Serviços Farmacêuticos e que se junta a uma outra já existente, é um equipamento destinado à preparação de medicamentos estéreis, que garante as condições de segurança e qualidade para as preparações e os operadores.

Com esta segunda câmara de fluxo laminar, sublinha o hospital, foi possível aumentar o número de preparações de medicação por dia, acrescentando-se a possibilidade de preparar-se, também, alguns tratamentos de oncologia e oftalmologia, reforçando-se a capacidade de resposta para o Hospital de Dia Oncológico e Médico.

“Este novo equipamento torna-se uma mais-valia no tratamento dos doentes, assegurando-se assim toda a qualidade e segurança no serviço prestado”, conclui o Hospital de Braga.

Continuar a ler

Braga

Amares com 129 casos ativos e Terras de Bouro com onze

Covid-19

em

Foto: DR

O concelho de Amares registava, até às 22:00 horas de quarta-feira, 129 casos ativos de infeção por covid-19.

Estes dados são apurados por O MINHO junto de fonte local do setor da saúde.

Já o concelho de Terras de Bouro, o único do distrito de Braga que se mantém abaixo da incidência de 240 casos por cada 100 mil habitantes, tem onze casos ativos, devendo continuar fora dos concelhos que sofrem com restrições impostas pelo Governo para abrandar a pandemia.

A nível global, os cinco concelhos do Médio Cávado (Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso), registam 688 casos ativos.

Continuar a ler

Braga

Concelho de Braga com mais 309 novos casos em 24 horas

Covid-19

em

Av. António Macedo durante recolher obrigatório diurno. Foto: O MINHO

O concelho de Braga regista hoje 1.591 casos ativos de covid-19, mais 142 do que na quarta-feira, data do último balanço publicado por O MINHO.

O município contabiliza agora 5.850 casos desde o início da pandemia, mais 309 nas últimas 24 horas.

Estes números foram apurados pelo nosso jornal junto de fonte local da saúde às 17:30 desta quinta-feira.

Há ainda mais 166 doentes curados desde ontem, totalizando 4.170 recuperações desde o início da pandemia.

Há 89 óbitos a lamentar, mais um em 24 horas.

Por fim, estão 1.436 pessoas em vigilância ativa, mais 57 do que ontem.

(notícia atualizada com retificação do número de novos casos)

Continuar a ler

Populares