A Canevi foi “uma das primeiras lojas do Facebook” e a pandemia impulsionou as transmissões em direto através daquela rede social. O crescimento da loja de calçado online foi de tal forma que já tem 10 funcionárias e inaugurou, no domingo, um armazém com 700m2, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo.
Patrícia Martins, natural de Covas, Cerveira, e residente em Viana do Castelo, é a fundadora, CEO e rosto da Canevi. A marca foi fundada em 2015, já depois de a empreendedora se ter lançado, com apenas 22 anos, na venda online com uma loja de calçado com o seu nome.
“A paixão pela moda e em especial pelo calçado foi algo que sempre lhe correu no sangue mas também hereditário, passou de geração em geração”, refere a empresa em comunicado enviado a O MINHO.
Patrícia Martins é “uma mulher com uma forte ligação à sua família e às suas origens”, cujos pais eram comerciantes de calçado. Previu um “futuro promissor no mundo digital” e criou, então, a sua loja online no Facebook com o nome “Calçado Patrícia Martins”.
Pouco depois, em 2015, decidiu criar a sua própria marca, que a ligasse “às suas origens e de certa forma a identificasse”.
É então que surge o nome Canevi, que é o acrónimo de Calçado Nelson Vilarinho, seu avô e famoso tocador de concertina, que tem, inclusivamente, um mural de homenagem no Santoinho, em Viana do Castelo.
Nelson Pereira faleceu em 2013, com 91 anos. Nasceu no Brasil, mas foi viver ainda cedo para a freguesia de Covas, Cerveira, precisamente para o lugar chamado de Vilarinho. Daí surgiu a a alcunha de Nelson ‘Vilarinho de Covas’.
Destacou-se como um dos melhores tocadores de concertina da região
Patrícia Martins “fez questão de homenagear o seu avô Nelson Vilarinho, não só pela partilha desta paixão mas também pelos bons momentos da sua infância e é então que nasce a CANEVI (CAlçado NElson VIlarinho)”, refere a nota de imprensa.
A Canevi começou, então, o negócio online através do website, “mas a covid-19 impulsionou à venda através de lives no facebook. Cada ‘live’ da Canevi alcança mais de 600 mil pessoas com uma média de 1.500 a 2.000 visualizações, sendo que no pós-direto pode atingir mais de 1 milhão de visualizações”.
O crescimento foi de tal ordem que a empresa de Viana do Castelo conta já com 10 colaboradoras e uma equipa de marketing, a Digma Creative Agency, de Arcos de Valdevez.
No passado domingo, a Canevi deu mais um passo no seu crescimento com a abertura de um novo armazém de 700m2, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, que contou “com a presença de mais de 1.000 clientes e amigos vindos de todo o país”.
A empresa assinala que “este novo espaço abre já com um novo conceito, traduzindo-se numa melhoria da experiência de compra, desde a venda ao público à melhoria da qualidade das lives no Facebook”.
E conclui: “Com o objetivo de tornar a marca cada vez mais presente no dia-a-dia dos clientes, a Canevi pretende reforçar ainda o serviço de entregas, trazendo mais flexibilidade, facilidade, rapidez”.